CPTM: Dia Nacional da Consciência Negra é lembrado com eventos em três estações

Confira a programação

qui, 20/11/2003 - 9h16 | Do Portal do Governo

Nesta quinta-feira, dia 20, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) comemora com apresentações musicais, grupos de capoeira, exposições e a quinta edição do Projeto “O Autor na Estação” o Dia Nacional da Consciência Negra. O evento será realizado nas estações Brás, Guaianazes e Carapicuíba.

O Projeto  “O Autor na Estação” leva para a Estação Brás, das 10 às 17 horas, o escritor Luís Fulano de Tal, com o livro “Noites dos Cristais”, cujo tema é a revolta dos Malês, ocorrida na Bahia, em 1835. Também participam o artista plástico Jesus Gabriel, que estará expondo quadros e realizando performances com instrumentos musicais africanos, além do cartunista Júnior Lopes, produzindo caricaturas ao vivo.

Ainda na Estação Brás se apresentarão as bandas “Exu do Raul”, “Dinho e a “Irmandade Africana”, o grupo de rap “Periferia Unida” e o “Grupo Tribal”. O Exu do Raul nasceu de um grupo de teatro e propõe a desmistificação do Candomblé e seus ritos, pelo uso da poesia, da música e da própria linguagem cênica. A Irmandade Africana traz em sua concepção a herança da cultura popular afro-brasileira, transitando por diversos ritmos da música popular. 

O “Periferia Unida” é formado por jovens do município de Jandira que trabalham a conscientização por meio do movimento hip-hop, com músicas de autoria própria. O Grupo Tribal desenvolve um trabalho a partir do Didgeridoo, instrumento de sopro aborígine australiano que, quando tocado, provoca sensações de sons que representam a criação do universo.

Também nesta quinta-feira, na Estação Guaianazes, Linha E (Brás–Estudantes), o grupo de capoeira “Corrente Negra” se apresenta, à partir das 17 horas, levando como convidado o grupo “Dom Bosco”.  Com 26 anos de experiência, Mestre Saci, funcionário da CPTM há 19 anos, comanda o Corrente Negra, despertando no indivíduo o gosto pela arte, o amor pela vida e a crença em si próprio. O objetivo do grupo é ensinar o aluno a jogar “com” o companheiro, e nunca “contra” o adversário.

Já na Estação Carapicuíba, na Linha B (Julio Prestes-Itapevi), segue aexposição Afro’lhares, composta por quadros, esculturas, fotografias e artesanato de vários artistas, até amanhã, dia 22, quando ocorrerá a apresentação de um grupo de capoeira a partir das 19 horas.

Da Assessoria de Imprensa da CPTM