CPTM: Curso de maquete e ferreomodelismo desperta interesse do público

Abertura de nova turma está sendo estudada pela Companhia

qua, 12/11/2003 - 8h21 | Do Portal do Governo

O 1º Curso de Maquete e Ferreomodelismo, que teve início no último sábado, dia 8, despertou grande interesse do público. Em depoimento emocionado, Eduardo Marini, 57 anos, ex-ferroviário da antiga estrada de ferro Santos – Jundiaí, sociólogo e publicitário, confessou que é “inexplicável” a atração do homem pela ferrovia. “Com a velocidade com que as coisas estão acontecendo, as pessoas não têm mais tempo para os detalhes. O trem resgata essa possibilidade de observar o mundo e o férreomodelismo também, já que depende de observação”, relatou.

Devido à grande quantidade de interessados que continuam buscando informações sobre o 1º curso de Maquete e Férreomodelismo, está sendo estudada a possibilidade de abertura de uma nova turma. O programa do curso abrange planejamento para execução de maquetes, construção de estruturas e cenários, traçado das linhas e a utilização segura dos materiais, entre outras coisas.

De acordo com o professor Marco Antonio Dantas Nunes, diretor de pesquisas da Sociedade de Pesquisa e Preservação Ferroviária (SPPF), que ministra o curso, a intenção é reunir a família ferroviária, os apreciadores da história da ferrovia e adeptos do hobby. Logo na abertura do curso, o professor brincou com os participantes. “Meu sonho era ser ferroviário. Fui estagiário da FEPASA e quem sabe agora, com o curso, eu não consigo?”.

As aulas são realizadas na Lapa, no prédio “Qualidade de Vida”, aos sábados, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, com custo mensal de R$ 10,00, para ferroviários e seus familiares, estagiários, empregados terceirizados e empregados do Metrô, e R$ 20,00, para convidados.

Durante quatro meses, os alunos serão orientados no projeto e execução de uma maquete para exposição pública, em comemoração aos 450 anos da cidade de São Paulo e aos 150 anos da ferrovia no Brasil.

Aficcionados

Uma participante das mais interessadas foi Maristela Cordeiro da Silva, 56 anos, encarregada da Estação Vila Olímpia (Linha C). Ela trabalha há sete anos na CPTM e que também já atuou na Estação Sé, do Metrô. “Sempre gostei de ferreomodelismo e tinha muita vontade de aprender a técnica. Trouxe vários materiais, inclusive a serragem, que vamos usar para fazer a grama”.

O agente operacional da Estação de Várzea Paulista (Linha A) Manha Peres, 39 anos, também levou a filha Patrícia, de 15 anos, que é estudante do Ensino Médio, para fazer o curso. A jovem deseja conhecer mais sobre a profissão do pai e ele quer aprender a técnica para auxiliar os filhos nos trabalhos escolares.

Da Assessoria de imprensa da CPTM

C.C.