CPTM: Crianças aprendem sobre o transporte de trem

Visita faz parte do 'Programa Usuários do Amanhã'

seg, 24/03/2003 - 18h50 | Do Portal do Governo

Com alunos de até dois anos e meio, um grupo de 40 crianças visita nesta quarta-feira, dia 26, os trens e estações da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

O grupo da pré-escola Gimbernau (zona sul), que estuda o transporte coletivo neste 1º bimestre, percorrerá a Linha C (Osasco-Jurubatuba), que fica paralela à Marginal Pinheiros.

Às 13 horas, alunos, professores e monitores da gerência de “Qualidade de Vida”, da CPTM, se encontram na Estação Jaguaré, de onde embarcam com destino à Estação Socorro. Já dentro do trem série 3000, que possui música ambiente e ar-condicionado, o grupo será dividido em pequenas turmas e participarão de jogos e brincadeiras educativas.

Por meio de simulações de situações do dia-a-dia, as crianças serão orientadas a respeitar a faixa amarela de segurança das plataformas, os assentos preferenciais, a entrar e sair do trem com calma e a não viajar encostados nas portas. Eles também vão aprender a não praticar atos de vandalismo e jogar o lixo nas lixeiras. A comunicação visual das estações e dos trens, com muitas cores, auxiliarão os monitores nessa tarefa. O retorno está previsto para às 15h50, na Estação Jaguaré.

O programa “Usuários do Amanhã”, da CPTM, já recebeu mais de 100 mil participantes, de sete a 17 anos, desde sua implantação. A estimativa é de que mais cinco mil alunos, de 50 escolas, participem do programa neste ano. Em 2002, foram atendidos 4.852 alunos, de 42 escolas e instituições.

Para participar, os interessados devem entrar em contato com Edivane, nos telefones 3226-4367 ou 3361-4674, ou pelo e-mail: edivanis@cptm.sp.gov.br. Atualmente, mais de 150 escolas e instituições estão cadastradas no programa.