CPTM: Companhia já realizou 80 blitze nas estações em 2004

Operações contaram com o apoio das polícias Militar e Civil

qui, 09/09/2004 - 13h03 | Do Portal do Governo

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) já realizou, nos primeiros oito meses deste ano, 80 blitze no sistema para oferecer maior segurança aos usuários. Nessas oportunidades, foram abordadas e averiguadas 14.171 pessoas.

As operações, que contam com o apoio das polícias Militar e Civil, são organizadas nas linhas que apresentam maior índice de ocorrências: 42 na Linha A (Luz/Francisco Morato), 31 na Linha F (Brás/Calmon Viana) e 7 blitze na Linha B (Julio Prestes/Itapevi).

Elas visam coibir a ação de usuários de entorpecentes, assaltantes e vândalos e ocorrem nas estações, principalmente nas primeiras horas de operação ou durante o horário de pico da tarde.

As blitze realizadas pela Gerência de Segurança da CPTM geraram 74 ocorrências, com o encaminhamento de 82 pessoas para delegacias da Capital e da Grande São Paulo por porte, uso e tráfico de drogas.

Ainda durante as ações, os agentes detiveram e encaminharam aos DPs, quatro pessoas por porte ilegal de arma, sendo duas de fogo e duas de imitação. Além disso, acabaram detidos um foragido da justiça, um dono de ferro velho, receptador de material ferroviário roubado, e dois suspeitos de roubo.

Além das operações especiais, a empresa mantém agentes de segurança fardados e, principalmente, à paisana nos trens e estações, durante 24 horas.

Durante o ano de 2003, em 48 blitze, foram geradas 151 ocorrências, resultando no encaminhamento de 250 pessoas às delegacias, por porte ilegal de entorpecente. Desse total, 14 pessoas foram encaminhadas por uso, 40 por tráfico e 196 por porte de substância entorpecente.

Da Assessoria de Imprensa da CPTM

(AM)