CPTM: Companhia instala placas universais para usuários especiais

Empresa tem projeto para que todas as estações sejam totalmente adaptadas em dez anos

qua, 20/08/2003 - 13h38 | Do Portal do Governo

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) está instalando 40 placas com o símbolo internacional do portador de deficiência, nos portões internos de acesso das estações da linha B (Júlio Prestes–Itapevi) e da Linha C (Osasco–Jurubatuba). Na cor azul, as placas facilitarão a localização das entradas, agilizando o embarque desses passageiros.

Dentro das possibilidades orçamentárias, que passam por aprovação da Assembléia Legislativa, aos poucos a empresa vem atendendo a Lei Federal 10.098, sobre acessibilidade, que é recente, datada de 19 de dezembro de 2000. A CPTM tem um projeto de R$ 220 milhões para que todas as estações sejam totalmente adaptadas em dez anos, para atender os portadores de deficiência e pessoas com restrição de mobilidade.

Todas as novas estações construídas pelo atual do Governo do Estado, as da linha C, as do Expresso Leste (Brás-Guaianazes) e da linha 5 (Capão Redondo-Largo Treze, operada pelo Metrô), são dotadas de rampas, elevadores e banheiros, três requisitos para que sejam totalmente acessíveis.

A grande maioria das 92 estações da CPTM, no entanto, são muito antigas, algumas de 1867, o que dificulta as adaptações. A centenária estação Brás, por exemplo, precisou ser totalmente modernizada e remodelada, com o Projeto Integração Centro, para receber os benefícios necessários aos portadores de deficiência. Também a Estação da Luz passa pelo mesmo processo de revitalização profunda.   

A CPTM transportou até julho deste ano, 1.877.531 portadores de deficiência. Já no ano de 2002 a CPTM prestou serviço a 2.583.845 usuários especiais nas seis linhas dos trens metropolitanos.

Da Assessoria de Imprensa da CPTM

(AM)