CPTM: Companhia divulga nomes dos classificados para concurso Menor Aprendiz

Divulgação será na próxima quarta-feira, dia 20

seg, 18/08/2003 - 9h08 | Do Portal do Governo

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) que mantem, no Brasil, a única escola para formação de menores aprendizes no segmento ferroviário, divulga na próxima quarta-feira, dia 20, os nomes dos 60 classificados no Concurso Público Menor Aprendiz promovido pela empresa.

Os 120 alunos aprovados na 1ª fase (provas de Português e Matemática) já passaram por avaliação psicológica, visitaram as instalações do Centro de Formação Profissional James C. Stewart CPTM/Senai e oficina, onde estudarão, e ainda assistiram palestras sobre os cursos, acompanhados pelos coordenadores pedagógicos.

A expectativa de absorção dessa mão-de-obra especializada é grande, não só pelos investimentos do Governo do Estado de São Paulo, que já vêm sendo realizados na modernização da malha ferroviária da CPTM e na expansão do Metrô-SP, mas também pelos indicadores de crescimento do transporte de carga em todo o País. “Além disso, esses alunos poderão ser absorvidos por mais de 60 empresas fornecedoras de componentes para o setor metro-ferroviário, as operadoras de carga, de transporte de passageiros de outras metrópoles e fabricantes”, afirma o diretor do Senai/CPTM, Ivan Moreno.

Um bom exemplo é a parceria entre Centro James Stewart e a fabricante de trens Alstom, que disponibiliza suas dependências para estágio e desenvolvimentos de alguns módulos dos cursos. Segundo Moreno, seis ex-alunos da última turma dos cursos de Transportes sobre Trilhos foram admitidos pela empresa.

A empresa MRS Logística, operadora de trens de carga, também se interessa em absorver alunos do curso oferecido pelo CPTM/Senai. “No momento, apenas um ex-aluno está em fase de seleção na empresa, mas, com o crescimento do setor, temos intenção de aproveitar essa mão de obra”, conta a analista em Recursos Humanos da MRS, Márcia Maia Miranda. No entanto, há vagas para estagiários que não estão sendo preenchidas, declarou Márcia .

Da Assessoria de Imprensa da CPTM

(AM)