CPTM: Companhia comemora criação do Dia Nacional do Forró na Estação Brás

Luiz Gonzaga será homenageado neste sábado, dia 13

sex, 12/12/2003 - 14h48 | Do Portal do Governo

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) comemora neste sábado, dia 13, no mezanino da Estação Brás, a criação do Dia Nacional do Forró. A data foi escolhida por marcar o nascimento de Luiz Gonzaga, conhecido como “o rei do baião”.

A partir das 11 horas, vários artistas estarão se apresentando e prestando suas homenagens ao cantor “Lua”, apelido dado a Luiz Gonzaga pelo ator Paulo Gracindo.

A cantora nissei Laura Okumura mostrará a versão em japonês da toada “Asa Branca”, por ela traduzida e gravada.  Também estarão se apresentando Costa Senna, Anastácia e o Trio Sabiá.

O professor de Ciências Sociais José Farias dos Santos lançará o livro “Luiz Gonzaga, a Música como Expressão do Nordeste”, a décima quarta obra sobre o mais importante sanfoneiro do Brasil. Esse, porém, é o primeiro livro que fala de toda a obra e trajetória de Gonzaga, a partir d e uma ótica mais acadêmica. acadêmica.     

DIA DO FORRÓ

O projeto de criação do Dia Nacional do Forró foi apresentado na Câmara dos Deputados e tem como objetivo homenagear Luiz Gonzaga do Nascimento, nascido em 13 de dezembro de 1912, na cidade de Exu, Pernambuco.

Luiz Gonzaga morreu na manhã de 2 de agosto de 1989, em Recife. Ele gravou cerca de 50 LPs, compactos simples e duplos e l22 discos de 78 rpm. É o artista da música popular brasileira mais biografado em toda a nossa história.

Da Assessoria de Imprensa da CPTM