CPTM coloca em operação mais quatro novos trens alemães

Cada composição comporta quatro carros com lotação para 880 passageiros

seg, 21/01/2002 - 19h03 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado de São Paulo colocará em operação nesta sexta-feira, dia 25, mais quatro novos trens alemães. Eles circularão na Linha C, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM -, que liga Osasco a Jurubatuba. Dessa forma, passarão a ser utilizadas as 10 composições que haviam sido adquiridas pelo governo paulista, com apoio financeiro do Banco Interamericano de Desenvolvimento somando investimento de US$ 70 milhões. Em 24 de dezembro do ano passado, o governador Geraldo Alckmin havia entregue os seis primeiros trens desse lote.

Cada um dos dez trens é composto de quatro carros, totalizando 80 metros de comprimento, com capacidade para transportar 880 passageiros. Pela rotina operacional, uma composição estará sempre em reserva, fazendo a substituição daquelas que entrarem em manutenção.

A velocidade máxima que as composições podem alcançar é de 90 km/h. Os vidros das janelas são dotados de película de filtro solar, possuem sistema de som ambiente estereofônico, iluminação interna indireta com lâmpadas fluorescentes de alto índice de luminosidade, nível de ruído interno de, no máximo, 75 decibéis, sistema de ar-condicionado independente em cada carro e um sistema inédito de detecção que paralisa o veículo ao menor sinal de descarrilamento.

Os funcionários da CPTM que operam e fazem manutenção nesses novos trens receberam treinamento com monitoramento da Siemens, empresa fornecedora de todos os componentes elétricos dos trens.