CPTM: Cantor Marco André se apresenta na Estação Cultural Brás

Evento será nesta terça-feira, dia 21

qua, 15/09/2004 - 17h54 | Do Portal do Governo

O Espaço Cultural da Estação Brás da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) apresenta o cantor e compositor paraense Marco André, na terça-feira, dia 21, das 12h às 13 horas. Ele lança em São Paulo o novo CD, ‘Amazônia Groove’, misturando os ritmos típicos do Norte brasileiro e países vizinhos com música eletrônica. No mesmo dia, às 21h30, o CD será mostrado no Blen Blen, na Vila Madalena.

O show é gratuito para os usuários dos trens da CPTM e os que utilizam a integração com as linhas do Metrô. Quem quiser apenas ver o show, deverá comprar a passagem normal, ao preço de R$1,90. A Estação Brás fica na praça Agente Cícero, s/nº.

A idéia de trazer Marco André para uma estação de trem tem a ver com o próprio fato dele vir do Norte, como tantos que já chegaram à capital pela via férrea.

Som

O trabalho de Marco André é um pop ousado, que traz a música da Amazônia com uma nova roupagem, num mix de samplers, guitarras, teclados e loopings eletrônicos com curimbós, barricas, tamborins cablocos, caixas de marabaixo, caixa alta de marambiré e matracas, entre outras percussões típicas do universo folclórico da região.

O CD ‘Amazônia Groove’ é executado em rádios da Europa e EUA especializadas em World Music e já despertou interesse de gravadoras estrangeiras. Uma distribuidora alemã, a Just Recorder Babelsberg, fará sua comercialização na Alemanha, Áustria e Suíça.

No repertório estão canções como Caringlobalizado (carimbó), o pop
romântico de Escudo e Varrido de Amor (samba de cacete), Valium (lundú mesclado ao carimbó), Ao Som da Barrica (Drum’n’boi) e Função das Coisas (boi-bumbá com marabaixo), Baiuca’s Bar (merengue caribenho) E Tudo dexa de Lado (bangüê) , De Flor em Flor (zouck das Guianas).

Na Estação Brás ele estará acompanhado pelo Trio Manari, especialista em ritmos amazônicos, composto por Nazaco Gomes, Márcio Jardim e Kleber Benigno, que representará o Brasil em Nashville, EUA, num dos maiores festivais de percussão do mundo, em novembro. O equipamento para realização do show foi cedido pelo DASH (Departamento de Artes e Ciências Humanas), da Secretaria de Estado da Cultura.

Trajetória

Natural de Belém do Pará, o cantor, compositor, arranjador, instrumentista e produtor de discos Marco André ficou conhecido em 1990, por sua interpretação da música Meu Bem Meu Mal, de Caetano Veloso, que foi tema de abertura da novela de mesmo nome da Rede Globo, e fazia parte de seu disco ‘Olhar e Segredo’. Suas músicas já foram gravadas por Jane Duboc, Leila Pinheiro, Fátima Guedes, MPB-4 e Dominguinhos do Estácio.

Como produtor musical, já trabalhou com Paulinho da Viola, Elba Ramalho, Altamiro Carrilho, Dominguinhos, Neguinho da Beija-Flor, Verônica Sabino, Flávio Venturini, Zé Renato, Nelson Gonçalves, Paulinho Moska, Chico César, Nilson Chaves, Cláudio Nucci, entre outros. Marco André também compõe jingles publicitários.