CPTM: Canto e capoeira são atrações da Semana da Solidariedade na Estação Barra Funda

Será nesta segunda-feira, dia 20, a partir de 14h

seg, 20/09/2004 - 8h50 | Do Portal do Governo

Nesta segunda-feira, dia 20, a partir de 14h, na Estação Barra Funda da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), freqüentadores da Estação Especial da Lapa farão demonstrações de canto, capoeira, ritmo e expressão. O evento faz parte da “Semana da Solidariedade”, promovida pelo FUSSESP (Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo), cujo tema deste ano é “A Inclusão Social das Pessoas Portadoras de Deficiência”.

Como forma de promover a interação com as pessoas com necessidades especiais, comparecerão 50 alunos da quarta série da Escola Estadual Frederich Von Voith, que participam do Programa “Usuário do Amanhã” da CPTM. A presidente do Fundo, Maria Lucia Alckmin, também estará presente.

A Estação Especial da Lapa é uma entidade pertencente ao Fundo, localizada na rua Guaicurus, no bairro da Lapa. É um espaço público que destina 70% de suas vagas a pessoas com deficiências de vários tipos e 30% à comunidade em geral.

Por meio de parcerias com setores governamentais e da iniciativa privada, são oferecidos cursos de iniciação profissional, oficinas culturais e programas de esporte adaptado, que possibilitam a inclusão social e uma melhor qualidade de vida a portadores de deficiência maiores de 14 anos.

Não será a primeira vez que os usuários da CPTM terão contato com a Estação Especial da Lapa. Ainda este ano, no mês de maio, os participantes das oficinas culturais e de esportes estiveram na Estação da Lapa (Linha B) e na Barra Funda, em comemoração aos 150 anos de ferrovia no Brasil e aos 12 da CPTM.

A CPTM na Semana da Solidariedade

A CPTM está participando ativamente da “Semana da Solidariedade”. Na quarta-feira (15/09), foi aberta no Espaço Cultural da Estação Brás a exposição de Érico Hiller, com 25 fotos de atletas da ADD (Associação Desportiva para Deficientes). A mostra poderá ser visitada até 30/09, no horário comercial da estação, entre 4h e 24h.

Também houve uma partida de basquete com cadeirantes da ADD e apresentação de músicas com a linguagem de sinais pelos alunos da Escola Municipal Ione Oliveira Gonçalves de Conti, de Guarulhos, participantes do Programa “Usuário do Amanhã” da CPTM.

As atividades, que tiveram a presença da presidente do FUSSESP, Maria Lúcia Alckmin, terminaram com a entrega de equipamentos industriais de cozinha à Escola Especial para a Educação de Excepcionais 4E, localizada na rua Bresser, 2.701, na Mooca.

Na quinta-feira (16/09), a CPTM colaborou com a programação da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), no terminal de Santo André.

Da Assessoria de Imprensa da CPTM

(AM)