CPTM: Campanha alerta população sobre proliferação de insetos e ratos

Retirada de entulho e capinação ao longo das vias é feita por Frentes de Trabalho

sex, 12/11/2004 - 9h39 | Do Portal do Governo

Preocupada com a proliferação de insetos e outros bichos, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) começa uma campanha para alertar os usuários sobre a necessidade de manter a limpeza e higiene de suas dependências. A partir da próxima terça-feira, dia 16, todas as estações, por meio do sistema de som, emitirão mensagens de apelo para que não se jogue lixo nas vias e plataformas.

O lixo atirado pela própria população nas linhas, além de degradar o meio ambiente, serve de criadouro para mosquitos da dengue, ratos, baratas e escorpiões, além de outros bichos nocivos à saúde.

A cada 30 minutos, alternadamente, funcionários anunciarão mensagens como esta: ‘Atenção! Não jogue lixo na via e nas plataformas. Utilize as lixeiras existentes nas estações. Dessa forma você estará preservando o
meio ambiente e evitando a existência de criadouros do mosquito da dengue. Colabore’.

Escorpiões

Além da campanha pelo sistema de som, a CPTM afixará cartazes nas estações de maior movimento e em locais onde há registro da incidência de escorpiões para esclarecer sobre os cuidados com a limpeza visando a prevenção e o que fazer em casos de acidentes. O Instituto Butantan fornecerá os cartazes e folders.

No período de setembro a fevereiro, devido ao calor, há mais proliferação de escorpiões. Segundo a diretora do Laboratório de Artrópodes, do Instituto, Irene Knysak, a incidência do bicho em áreas urbanas é de
difícil controle. ‘Deve-se manter os locais limpos, realizando operações cata-bagulhos, evitando o acúmulo de lixo, já que o problema é conseqüência do desequilíbrio ambiental: os animais deixam seu habitat e migram para as cidades’, afirma. O ideal, segundo a diretora, é que houvesse predadores naturais do escorpião na natureza como as galinhas, macacos, lagartos e pássaros grandes, os quais não são encontrados facilmente nas áreas urbanizadas.

A educação e a orientação são fundamentais para que não se confunda a incidência desses animais com surto. ‘Todo verão é a mesma incidência’, diz Knysak. O lixo acumulado atrai as baratas, que são o alimento predileto dos escorpiões.

A CPTM, por meio das Frentes de Trabalho, retira o entulho e realiza a capina do mato, ao longo dos 270 km de vias. Em média, são limpos 16 km de linhas por mês. ‘A CPTM tem feito a coisa certa, quanto mais limpa a via, melhor, só que o problema aparece onde está o lixo’, explica a diretora, para lembrar: ‘ao encontrar um escorpião, não é preciso entrar em pânico. O ideal é capturá-lo vivo em um vidro e entregá-lo ao Butantan, para a confecção de soro e pesquisas para melhorar o tratamento’.

Acidentes

Em casos de picadas deve-se colocar uma compressa de água morna no local e se dirigir ao hospital ou posto de saúde mais próximo. Adultos não correm risco de vida em 99% dos casos, segundo Knysak. ‘O cuidado maior é com as crianças abaixo dos 12 anos’.

Da Assessoria de Imprensa da CPTM

(LRK)