CPTM: Bolsistas da Frente de Trabalho começam a prestar serviços

Foram selecionados 671 entre 1.800 candidatos

qua, 20/08/2003 - 9h05 | Do Portal do Governo

Mais 671 bolsistas da Frente de Trabalho começam a prestar serviços nas seis linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Eles foram selecionados entre 1.800 candidatos e atuarão na limpeza geral dos 270 Km de vias da empresa, nas iniciativas de jardinagem, no apoio ao atendimento aos usuários, além de suporte ao programa educativo “Usuário do Amanhã”. 

Para Hamilton Caíres, desempregado há cinco anos, o trabalho chegou na hora certa. “Já estava entregando tudo na mão Deus, e graças a ele surgiu essa oportunidade”, comemora o rapaz, que tem mulher e um filho de apenas três anos. Outra pessoa que se diz feliz é Ivete Cardoso, moradora de Itaquaquecetuba, há quatro anos sem emprego. “Isso aqui vai ajudar muito com as despesas lá de casa” explica.

Inscritos no Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD), conhecido como “Frente de Trabalho”, sob a coordenação da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), do Governo do Estado de São Paulo, os bolsistas recebem uma bolsa-auxílio de R$ 210,00 e uma cesta básica, mensalmente.

Além disso, participam de cursos de qualificação para desenvolvimento de habilidades básicas, de gestão e específicas ou alfabetização, uma vez por semana, durante nove meses.
 
Balanço 2002

No ano passado, as equipes da Frente de Trabalho que atuam nos bloqueios das principais estações da CPTM atenderam 1.336.865 (um milhão e trezentos e trinta e seis mil oitocentos e sessenta e cinco) usuários.

Vestindo avental na cor amarela, com a inscrição “Frente de Trabalho” e treinados para auxiliar os passageiros, os bolsistas prestam informações quanto aos acessos aos trens e plataformas, terminais de ônibus e metrô, localização de bancos, delegacias e hospitais das imediações.

Ainda em 2002, os bolsistas que atuaram nos serviços de manutenção ao longo das linhas retiraram aproximadamente 24,7 mil metros cúbicos de solo assoreado das canaletas de drenagem das vias e executaram 578,7 mil metros quadrados de roçada e capina. Além disso, recolheram 10.621 mil metros cúbicos de entulho e lixo, também das seis linhas, o equivalente a 1.061 caminhões basculantes.

Da Assessoria de Imprensa da CPTM

(AM)