CPTM: Bolsistas da Frente de Trabalho atendem mais de um milhão de usuários

CPTM foi a pioneira na implantação das Frentes de Trabalho

qui, 06/01/2005 - 15h37 | Do Portal do Governo

As equipes de bolsistas da Frente de Trabalho, que atuam nos bloqueios das principais estações da (CPTM) Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, atenderam, de janeiro até a primeira quinzena de dezembro de 2004, 1.100.453 usuários. Os bolsistas prestam informações para usuário aos acessos aos trens e plataformas, terminais de ônibus e metrô, localização de bancos, delegacias e hospitais das imediações, entre as principais dúvidas.

Eles também são orientados para conduzir pessoas com deficiência visual nas estações e informar sobre os vários serviços da empresa, a exemplo do Posto de Achados e Perdidos, atendimento ao desempregado, venda de vale-transporte e Ponte Orca.

Além de realizar tarefas de apoio ao serviço de atendimento ao usuário, a Frente de Trabalho também auxilia nos serviços de manutenção ao longo dos 270 quilômetros de ferrovia da CPTM, atuando no recolhimento do lixo e entulho, desassoreamento das canaletas de águas pluviais, capina e roçada do mato, pintura e pequenos reparos nos muros, além da recuperação paisagística em várias estações do sistema, com o plantio de 9.603 mudas de diversas espécies.

Durante o ano de 2004, as equipes retiraram das seis linhas da CPTM 5.718 mil metros cúbicos de entulho e lixo, o equivalente a 951caminhões basculantes, com capacidade de carga entre seis e sete toneladas e 2.460 sacos de cem litros de lixo, na favela do Moinho, na região central. Ainda de janeiro até a primeira quinzena de dezembro, foram recolhidos 28.640 kg de plásticos, 5.140 Kg de papel e 321 unidades de pneus, separados e doados a instituições como a APAE (Associação de Pais e Amigos de Excepcionais) de Mauá.

Frente de Trabalho

A CPTM foi a pioneira na implantação das Frentes de Trabalho, programa da Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho, em julho de 1999. É destinado a desempregados de ambos os sexos: durante quatro dias por semana (seis horas diárias), fazem trabalhos diversos na empresa e, no quinto, participam de cursos de qualificação e requalificação. Podem ficar até nove meses e ganham bolsa auxílio de R$ 210,00, seguro, cesta básica, vale refeição e auxílio transporte. Já passaram pelas frentes, desde o início, 15.164 bolsistas. Em 2004, foram 2.231. Atualmente, são 1.920.

Os resultados por par de linhas

Linhas A (Brás-Francisco Morato) e D (Luz-Rio Grande da Serra): 465.179 mil atendimentos nas estações; 2.035 mil metros cúbicos de entulho e lixo retirados por caminhão basculante.

Linhas B (Julio Prestes-Itapevi) e C (Osasco-Jurubatuba): 371.324 mil atendimentos nas estações;1.072 mil metros cúbicos de lixo e entulho retirados por caminhão basculante.

Linhas E (Brás-Estudantes) e F (Brás-Calmon Viana): 263.950 mil atendimentos nas estações, 2.001 mil metros de lixo e entulho retirados por caminhão basculante.