CPTM: Aumento da oferta de trens é prioridade da Companhia em 2005

Previsão é de que, até o fim do ano, mais 12 trens se somem à frota operacional existente

seg, 10/01/2005 - 11h06 | Do Portal do Governo

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) elegeu como uma das prioridades para 2005 adequar a oferta de lugares ao crescimento da demanda. A previsão é que até o final do ano, mais 12 trens se somem à frota operacional existente.

Para alcançar essa e outras metas, a CPTM lançou em 2004 o ‘Programa Boa Viagem’, que prevê, num prazo estimado de cinco anos, a recuperação, remobilização, modernização e revisão geral de boa parte dos trens. Além das intervenções na frota, um plano de gestão por processos também foi implantado para aperfeiçoar a manutenção, visando aumentar a disponibilidade e a confiabilidade do seu material rodante.

Alinhada com o novo modelo de gestão da companhia, voltada para a prestação de serviço, a Gerência de Manutenção do Material Rodante (GOR), da CPTM, estabeleceu e implantou, a partir de março de 2004, o ‘Plano de Gestão por Processos da GOR’, que prioriza, justamente, o aumento de trens disponíveis, com foco em equipamentos mais confiáveis e na segurança do tráfego.

Por meio de reuniões promovidas pelas equipes de engenheiros da GOR, estabeleceu-se uma metodologia para identificação dos pontos fortes e fracos do processo produtivo, culminando com a definição de dez programas principais dentro do ‘Plano GOR’, cujo carro-chefe é o ‘Trens e Locomotivas Confiáveis e Disponíveis nos Horários Programados’.

Em 2004, cerca de 600 funcionários estiveram diretamente envolvidos com esse programa, que teve resultados positivos. Os dois principais indicadores desse êxito – o índice de disponibilidade da frota e o MKBF (Mean Kilometer Between Failure), sigla em inglês equivalente à quilometragem média rodada entre falhas ou avarias – de diversas séries de trens, estiveram acima das metas no ano passado.

Os bons resultados levaram a CPTM a projetar metas para a confiabilidade do sistema mais audaciosas em 2005. Para o MKBF, a meta que era de 3.300 km por quebra, passou para 3.904 km a cada avaria este ano, a exemplo do índice de disponibilidade, que foi de 68% em 2004, para 72%, em 2005.

Da Assessoria de Imprensa da CPTM

(LRK)