CPTM: Artistas transformam trem em uma obra de arte itinerante

Trem totalmente colorido será entregue à população na próxima segunda-feira, dia 14

ter, 08/06/2004 - 9h30 | Do Portal do Governo

A partir da próxima segunda-feira, dia 14, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) coloca nos trilhos da Linha B (Julio Prestes – Itapevi) um trem totalmente colorido pelos desenhos dos artistas Os Gêmeos, Ise e Nina. O trem sai às 7h da oficina de Presidente Altino e será entregue, oficialmente, à população, às 10h, na Estação Itapevi.

Os três carros do trem série 4.800, fabricado no Japão em 1958 e reformado na década de 1980, foram desenhados dos dois lados. Considerando os vãos das portas e janelas, são cerca de 350 metros quadrados tomados pela arte do grafite. Os painéis se distribuem em alguns temas principais como homenagem ao usuário do trem, os 150 anos da ferrovia no Brasil, o trabalhador ferroviário, os 450 anos de São Paulo e a cultura brasileira em geral.

Para fazer seus desenhos no trem, um dos idealizadores da obra, o grafiteiro Ise, se inspirou no cotidiano da cidade, no que vê nas ruas, nos trens, nos ônibus e ainda no artista brasileiro de xilogravura, J. Borges. ‘Evitamos referências estrangeiras, pesquisando muitos artistas brasileiros e buscando fontes nacionais para o nosso trabalho’, conta.

A idéia de grafitar o trem surgiu após o painel realizado na parte externa da passarela da Estação da Lapa, na Linha A, em janeiro desse ano. ‘Foi muito interessante a reação do povo ali, pois achavam que tínhamos que levar essa arte para outros lugares’, contam Os Gêmeos, que criaram o desenho. No final de 2003, ‘Os Gêmeos’ foram convidados a revitalizar um trem da empresa Ferrocuba, na cidade de Pinar Del Rio, em Cuba. ‘Resolvemos trazer a novidade para cá, já que não conhecemos algo parecido na América do Sul’.

O trabalho na Lapa deu origem ao ‘Expresso Arte’, que despertou o interesse do grupo em fazer painéis de grafite no trem da Linha B e na Estação Ipiranga. No entanto, a idéia de transformar a CPTM em uma galeria de arte a céu aberto não é novidade para esses artistas. Em junho de 2003, o ‘Encontro Grapixo’, coordenado por Ise, reuniu grafiteiros do Brasil, como Os Gêmeos e Nina, e exterior para colorir 120 metros de um muro na Estação Brás.

Embora já tenham rodado por toda Europa e Estados Unidos, ‘Os Gêmeos’ fazem questão de ressaltar que o grafite no trem da CPTM é uma ‘conquista’ para suas carreiras. ‘O mais importante é o retorno do calor humano brasileiro, das pessoas que nos viram começando o trabalho, desde a opinião do mecânico até a dos usuários. Aprendemos bastante, foi bem legal’, diz a dupla. O artista Ise, que organiza eventos com grafiteiros em São Paulo e também trabalha com fotografia, considera a experiência com o trem ‘diferente e inovadora’.

Além da CPTM, a futura obra de arte ‘itinerante’ teve o apoio da fabricante de tintas Colorgin e da prefeitura de Itapevi.

Da Assessoria de Imprensa da CPTM