CPTM: Artistas grafiteiros revitalizam muro em Mogi das Cruzes

Vinte grafiteiros vão colorir 50 metros do muro neste sábado e domingo, dias 26 e 27

sex, 25/06/2004 - 14h43 | Do Portal do Governo

Neste sábado e domingo, dias 26 e 27 de junho, 20 artistas grafiteiros vão colorir 50 metros de extensão de um muro da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), localizado na Estação Brás Cubas, na Linha E (Luz – Estudantes), em Mogi das Cruzes.Um dos artistas e coordenadores do evento, Fabrício Cruz, 21 anos, conhecido como ‘Bozer’, adianta que o tema será um conto traduzido para a linguagem do grafite. A estória de Chapeuzinho Vermelho foi a escolhida. Ele integra o grupo ‘Panelinha Crew’, formado pelos artistas Maumecs, Grande, Neto e Mem, que também participam do evento juntamente com outros convidados. O jovem grafiteiro ainda ensina as técnicas de grafite para os meninos da Febem do Tatuapé.

A iniciativa, promovida pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, em parceria com a CPTM, visa melhorar o visual dos muros e afastar o vandalismo na região. De acordo com Simei Baldani, da Prefeitura de Mogi, a atividade ajuda no combate à pichação. ‘Estamos sofrendo com a pichação do patrimônio público, igrejas, cemitérios e esse projeto-piloto serve para conscientizar as pessoas sobre a importância da arte do grafite’.

Recentemente, o prefeito de Mogi das Cruzes, Junji Abe, enviou à Câmara Municipal um Projeto de Lei que prevê uma multa pesada para os pichadores. Depois de ver um trabalho de grafitagem em uma escola municipal, Junji se entusiasmou e pediu a criação de um projeto-piloto para que as pessoas tomassem consciência sobre a diferença entre a arte do grafite e a pichação.

Grafite na CPTM

A CPTM já tem várias iniciativas desse tipo, como a grafitagem na estação da Lapa e um muro no Brás. A mais recente é do último dia 14/06, quando um trem de três carros, totalmente colorido pelos artistas grafiteiros Os Gêmeos, Ise e Nina, começou a circular entre as Estações Amador Bueno e Itapevi, na Linha B (Julio Prestes – Itapevi).

Da Assessoria de Imprensa da CPTM