CPTM: Arte do Origami será exposta na Estação Barra Funda

Mostra poderá ser visitada diariamente, das 9 às 16 horas

seg, 09/02/2004 - 7h16 | Do Portal do Governo

A partir desta segunda-feira, dia 9, até a sexta-feira, dia 13, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) leva para a Estação Barra Funda a exposição “Dobradura Modular Origami”, de Alcides Alvarenga.

Com um acervo de aproximadamente 550 peças, entre pássaros, porta-retratos e abajours, Alvarenga, 60 anos, iniciou suas atividades participando de uma oficina veiculada em um programa de tv há aproximadamente quatro anos: “estava desempregado e passando por uma crise depressiva quando fiz a primeira peça. Isso me ajudou demais”, diz.

Vencida a depressão, Alcides decidiu a ensinar a arte que tanto o ajudou, criando um curso por onde já passaram aproximadamente 80 pessoas. Seu maior desejo, no entanto, é conseguir patrocínio para ensinar sua arte em hospitais e entidades que ajudam crianças de rua. A exposição mais recente do artista aconteceu no mês de novembro, na Assembléia Legislativa.

A origem exata do origami é desconhecida, mas acredita-se que tenha surgido como decorrência natural da aparição e divulgação do papel. Segundo estudiosos, as primeiras figuras foram confeccionadas por volta do século VI, quando um monge budista trouxe para o Japão o método de fabricação do papel da China, via Coréia, onde até então não era conhecido.

A mostra na Estação Barra Funda poderá ser visitada diariamente, das 9h às 16 horas.

Da Asssessoria de Imprensa da CPTM

(AM)