CPTM: Apreensão de mercadorias em trens e estações já passa de 17 mil unidades

Maioria dos produtos comercializados ilegalmente pelos ambulantes são de procedência duvidosa

ter, 11/01/2005 - 13h46 | Do Portal do Governo

Entre os dias 3 e 9 de janeiro, as equipes de segurança da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) apreenderam 17.483 unidades de mercadorias vendidas irregularmente no interior dos trens e estações do sistema, em 524 ações. Se somados os dias 1 e 2, esses números sobem para 18.565 unidades, em 549 casos.

Nas Linhas A (Luz – Francisco Morato) e D (Luz – Rio Grande da Serra), entre os dias 3 e 9, foram 6.890 unidades, em 236 intervenções. Os agentes que atuam nas Linhas B (Julio Prestes – Itapevi) e C (Osasco – Jurubatuba) participaram de 185 ações que apreenderam 3.610 unidades. Nas Linhas E (Luz – Estudantes) e F (Brás – Calmon Viana), a soma chegou a 6.983 unidades, em 103 casos.

A CPTM alerta que a maioria dos produtos comercializados ilegalmente pelos ambulantes são de procedência duvidosa. Além disso, muitas dessas mercadorias são vendidas com o prazo de validade vencido, o que pode causar danos à saúde.

Outro esclarecimento importante é que os vendedores ambulantes não pagam impostos e, portanto, com a evasão fiscal, não colaboram para as melhorias dos serviços públicos que a população utiliza, como os próprios trens.

As equipes dos Grupos de Apoio Móveis (GAM’s) são formadas por agentes de segurança que, vestidos à paisana, realizam várias viagens ao longo do dia para combater o comércio ilegal nas dependências da empresa. Toda mercadoria apreendida é contada e relacionada em documento próprio, existente em todas as estações, e encaminhada para a Subprefeitura da Sé.

Da Assessoria de Imprensa da CPTM

(LRK)