CPTM: Alunos de Ferraz de Vasconcelos participam do programa Usuários do Amanhã

Eles irão conhecer o funcionamento do sistema que transporta 1,1 milhão de passageiros diariamente

ter, 18/03/2003 - 14h32 | Do Portal do Governo

O programa educativo “Usuários do Amanhã” recebe na próxima quinta-feira, dia 20, os alunos da escola estadual Professor Helmuth Hermann H. L. Baxsmann, de Ferraz de Vasconcelos, na zona leste. Cerca de 60 estudantes, da 5ª série do Ensino Fundamental terão a oportunidade de conhecer o funcionamento do sistema da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que transporta 1,1 milhão de passageiros diariamente.

Alunos, professores e monitores da gerência de “Qualidade de Vida”, da CPTM, se encontram às 9 horas, na Estação Gianetti, na linha E (Brás – Guaianazes) e, em seguida, seguem para a Guaianazes, onde vão pegar o trem do Expresso Leste, rumo à Estação Brás.

No posto médico do Brás, os estudantes assistirão a uma palestra sobre o correto uso dos trens e estações. Depois, visitarão o Centro de Controle Operacional (CCO), que cuida do tráfego dos trens das linhas E (Brás – Estudantes) e F (Brás – Calmon Viana). O retorno está previsto para as 12:30 horas, na Estação Gianetti.

Com objetivo de preparar os futuros passageiros para o uso responsável do sistema ferroviário, o programa “Usuários do Amanhã” já recebeu mais de 100 mil participantes, de sete a 17 anos, desde sua implantação. A estimativa é de que mais cinco mil alunos de 50 escolas participem do programa neste ano. Em 2002, foram atendidos 4.852 alunos, de 42 escolas e instituições.

Para participar, os interessados devem entrar em contato com Edivane, nos telefones 3226-4367 ou 3361-4674, ou pelo e-mail: edivanis@cptm.sp.gov.br. Atualmente, mais de 150 escolas e instituições estão cadastradas no programa.

(AM)