CPTM: Alunos da APAE participam de programa educativo

Objetivo é preparar os futuros usuários para a correta utilização dos trens e estações

seg, 19/05/2003 - 17h01 | Do Portal do Governo

Nesta terça-feira, dia 20, a partir das 9 horas, um grupo de 60 alunos “especiais” da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), de Várzea Paulista, conhecerá os trens e estações da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). A visita dá continuidade ao programa “Usuário do Amanhã”. O objetivo, desta vez, é aumentar a autonomia desses jovens, quando da utilização do transporte ferroviário.

A visita tem na Estação Várzea Paulista, onde alunos, professores e monitores da CPTM se reúnem e embarcam rumo à Estação da Luz. No interior do trem, os estudantes participam de palestras sobre como funciona o sistema. Aspectos relacionados principalmente à segurança serão abordados, como não ultrapassar a faixa amarela, não colocar as mãos nos trens, tomar cuidado com o vão entre o trem e a plataforma, entre outros.

O grupo também conhecerá as exposições em cartaz na Pinacoteca do Estado, que fica em frente à Estação da Luz. Esta é a chamada “visita cultural” do programa “Usuário do Amanhã”.

Desde sua implantação, o programa “Usuário do Amanhã” já recebeu mais de 100 mil participantes, de sete a 17 anos. Em 2002, cerca de 5 mil alunos visitaram a CPTM. O objetivo é preparar os futuros usuários para a correta utilização dos trens e estações.

Para participar, os interessados devem entrar em contato com Edivane ou Renata, nos telefones 3613-6097 ou 3613-6133, ou pelo e-mail: