Córrego Pirajuçara terá trecho canalizado na divisa de São Paulo com Embu

Obra vai atender moradores do Jardim Irene, Jardim Ipiranga e dos bairros Emílio Carlos e Macedônia

sáb, 18/10/2003 - 14h41 | Do Portal do Governo


O Córrego Pirajuçara receberá obras de canalização, desassoreamento e contenção num trecho de 140 metros, localizado no Jardim Irene, na divisa entre os municípios de São Paulo e Embu. As obras foram iniciadas, neste sábado, dia 18, com a presença do governador Geraldo Alckmin.

A canalização do trecho deverá conter enchentes na região, beneficiando também os moradores do Jardim Ipiranga e dos bairros Emílio Carlos e Macedônia.

Orçada em R$ 308 mil, a obra deve estar concluída até janeiro de 2004. A canalização e contenção de margens será feita com gabiões (muro de sustentação feito de pedras arrumadas dentro de uma tela). Além disso, máquinas farão o desassoreamento, dragando cerca de mil metros cúbicos de sedimentos do canal.

O governador Geraldo Alckmin lembrou que o Estado nunca teve piscinões. ‘Eles começaram a ser construídos com o governador Mário Covas. Serão cinco reservatórios para controlar as enchentes. Aqui no Jardim Irene há um agravante, pois o córrego estava pondo em risco as residências e invadindo o campo de futebol, acabando com o lazer da comunidade’, explicou.

Ele autorizou também ampliar a limpeza do córrego 300 metros à montante e à juzante do trecho a ser canalizado. Além disso, liberou R$ 116 mil para a Fundação Cafu, para a construção de uma quadra poliesportiva coberta. Os recursos serão repassados para a Secretaria de Esportes do município de São Paulo, que é proprietária do terreno.

‘As parcerias com a Fundação Cafu são um grande exemplo para todos. São medidas práticas e objetivas para dar oportunidade às crianças e aos jovens, possibilitando acesso ao esporte, informática, educação e cultura. Hoje nós todos somos 100% Jardim Irene.’

O secretário de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento, Mauro Arce, disse que é importante preservar o local de onde saiu um dos maiores craques de futebol do Brasil – o Cafu. ‘É preciso estar sempre em contato com a comunidade para saber dos verdadeiros problemas que precisam ser resolvidos’, observou.

Cíntia Cury / Carlos Prado