Corredor Literário na Paulista conta com mais de 400 atrações

Palestras e debates fecham a programação no domingo, dia 30

qui, 27/10/2005 - 11h17 | Do Portal do Governo

O Corredor Literário, que continua até domingo, dia 30, em mais de 30 espaços na Avenida Paulista, apresenta cerca de 400 atividades gratuitas, entre elas: palestras, mesas redondas, workshops apresentações teatrais, feira de livros, oficinas de literatura e leitura e campanhas de doações.

O destaque desta quinta-feira, dia 27 no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp), é uma mesa redonda com os jornalistas Pedro Autran Ribeiro e Soninha, além do historiador Plínio Negreiros. Tendo como tema o Futebol, os convidados falarão sobre o jornalismo esportivo e discutirão o papel do futebol na imprensa nacional, inclusive a violência dentro e fora de campo. Já Plínio Negreiros falará sobre as crônicas futebolísticas na era Vargas e como elas contribuíram para a formação do fenômeno deste esporte no Brasil.

Ainda dia 27, no Espaço Cultural da Caixa, às 18h, haverá um bate-papo com Eliza e Santiago Nazarian, com o tema A experiência de mãe e filho escritores. No mesmo local, das 14h às 17h, o público pode conferir a Oficina do Livro: da criação à edição, coordenada por Mirian Goldfeder e Heloísa Pietro. Continuando a programação de quinta-feira, no Parque Trianon, às 13h, Gilberto Martins fará uma palestra sobre o romance da escritora Clarice Lispector, A Hora da Estrela. Em seguida, às 16h, haverá uma sessão de contação de histórias com Kiara Terra e Critiana Ceschi.

Na edição do programa Entrelinhas deste domingo, às 21h30 da TV Cultura,haverá um balanço do Corredor Literário da Paulista. O programa será reapresentado na segunda-feira, dia 30, às 22 horas. Apresentado por Paula Picarelli, foca sua câmera no universo da ficção, mostrando novidades editoriais, reportagens sobre a vida dos escritores, os hábitos dos leitores e a relação das pessoas que trabalham com livros.

A ação cultural é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura em parceria com a Associação Paulista Viva. O Corredor Literário faz parte do calendário de eventos do programa VivaLeitura, nome escolhido pelo Brasil para participar do Ano Ibero-Americano da Leitura, promovido pela Unesco, OEI e Cerlalc. Confira a programação completa no site: ( www.corredorliterario.com.br).

  • Palestra e Mesa Redonda: Futebol – Pedro Autran, Soninha e Plínio Negreiros
    Dia 27, às 20h30. Grátis
    Masp – Metrô Trianon/Masp

  • Bate Papo A experiencia de mãe e filho escritores – Eliza e Santiago Nazarian
    Dia 27, às 18h. Grátis
    Espaço Cultural da Caixa

  • Oficina do Livro: da criação à edição – Mirian Goldfeder & Heloísa Pietro
    Dia 27, das 14h às 17h. Grátis
    Espaço Cultural da Caixa

  • Palestra A Hora da Estrela – Gilberto Martins
    Dia 27, às13h. Grátis
    Parque Trianon

  • Contação de histórias – Kiara Terra & Critiana Ceschi
    Dia 27, às 16h. Grátis
    Parque Trianon

  • Programa Entrelinhas – Balanço do Corredor Literário
    Dia 30, às 21h30
    TV Cultura

    Corredor Literário
    Até 30/10. Tel.: 3251-0499/ 3351-8197/ 3351-8283
    www.corredorliterario.com.br