Corpo de Bombeiros participa de programa do Fundo Social de Solidariedade

Postos de 78 municípios paulistas vão implantar programa de capacitação em panificação

sex, 13/09/2002 - 14h25 | Do Portal do Governo

Postos do Corpo de Bombeiros de 78 municípios, que participam do programa ‘SOS Bombeiros no Resgate da Cidadania’, vão implantar o programa de capacitação em panificação do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp). Estas unidades atendem cerca de 5 mil menores, oferecendo atividades de cunho social. As padarias artesanais irão funcionar em 83 núcleos, incluindo cinco da Capital. Todas as unidades também estarão participando do programa Casa de Brinquedos do Fussesp.

Os kits foram adquiridos pela iniciativa privada e estão sendo repassados para as corporações que desenvolvem atividades comunitárias. Além do trabalho do dia-a-dia, prestando socorro, realizando resgates e salvamentos, os bombeiros oferecem as instalações, estrutura física dos postos e apoio técnico para o desenvolvimento do programa de atendimento ao menor. O ‘SOS Bombeiro’ é realizado por meio de parceria firmada entre o Estado, os municípios e entidades assistenciais.

Os equipamentos já estão disponíveis e serão instalados a partir da capacitação que será feita nas células regionais do Fussesp. Cada padaria artesanal custa cerca de R$ 710,00 e contém um forno, um botijão de gás, um liquidificador, uma batedeira, uma balança e quatro assadeiras. Implantado há um ano, o programa já distribuiu 2.632 kits em todo o Estado, com a profissionalização de multiplicadores que estão expandindo a capacitação em panificação.

As Casas de Brinquedos têm a finalidade de tirar crianças das ruas, oferecendo-lhe oportunidade de sociabilização e lazer. O repasse será possível graças a adjudicação do Governo do Estado junto a Manufatura de Brinquedos Estrela, para pagamento em brinquedos de parte da dívida da empresa com o Estado. Desde o início do repasse de Casas de Brinquedo, no final do ano passado, já foram entregues 4.250 kits, contendo 200 brinquedos cada.