Corpo de Bombeiros completa hoje 124 anos de existência

Instituição é reconhecida pelo povo paulista como uma das mais eficientes

qua, 10/03/2004 - 14h19 | Do Portal do Governo

O Corpo de Bombeiros está completando 124 anos de atividade, nesta quarta-feira, dia 10. A instituição, vinculada à Polícia Militar, é uma das mais queridas da população e um dos orgulhos do Estado.

Na opinião do governador Geraldo Alckmin isso se deve a inquestionável qualidade nos serviços prestados pelo Corpo de Bombeiros, desde sua criação. “A instituição é reconhecida por praticamente toda a população do Estado como uma das mais eficientes e queridas. E não é para menos. Além de cumprir seu papel com determinação, coragem e ousadia, os bombeiros exercem suas funções com elevado espírito de solidariedade. Vocês são um dos orgulhos do Estado de São Paulo”, declarou, em mensagem enviada à corporação.

O aniversário do Corpo de Bombeiros foi marcado por uma festa na Praça da Sé, região Central da Capital, que contou com exposição de viaturas novas e antigas, estande com demonstração de equipamentos, instruções sobre primeiros socorros e apresentações sobre as atividades dos profissionais, inclusive com o uso de cães farejadores, e de um grupo musical formado por bombeiros do ABC paulista.

Entre as principais atribuições do Corpo de Bombeiros estão a prevenção e extinção de incêndios; proteção e salvamento das vidas e de material no local do incêndio; busca e salvamento; e prestação de socorro em casos de afogamento, inundações, desabamentos, acidentes em geral, catástrofes e calamidades públicas.

A história

Os trabalhos de extinção de incêndio no Estado de São Paulo foram iniciados oficialmente em 10 de março de 1880, com a criação da Seção de Bombeiros, composta de 20 homens.

Antes disso, em caso de incêndio, mulheres, homens e crianças ficavam em fila, e, do poço mais próximo iam passando baldes de mão em mão, até chegarem ao prédio em chamas. Começou-se a pensar em combater incêndios em São Paulo no tempo em que a Capital da Província não chegava a cobrir três colinas, mas as construções já começavam a ser mais valiosas.

Em 1851 foram aprovadas as primeiras posturas municipais relativas aos casos de fogo, tomadas em conseqüência de um incêndio que aconteceu em dezembro de 1850, na Rua do Rosário, hoje XV de Novembro. Na época foram adquiridas duas bombas, que não foram utilizadas até 1862, pois nesses 12 anos, não ocorreu um único incêndio.

Em 1870 houve novo incêndio e nova ‘turma de bombeiros’. Depois disso, passaram mais sete anos sem ocorrências.
Para saber mais sobre o Corpo de Bombeiros, acesse www.polmil.sp.gov.br/ccb.

Cíntia Cury