Coordenador do Governo Eletrônico recebe prêmio na área de Informática

Roberto Meize Agune foi o vencedor da categoria Serviços Públicos

sex, 23/05/2003 - 12h56 | Do Portal do Governo

O coordenador do Governo Eletrônico do Estado de São Paulo, Roberto Meize Agune, um dos responsáveis pela transformação tecnológica do sistema de governo nos últimos anos, foi o vencedor, na categoria Serviços Públicos, da quarta edição do Prêmio Executivo de TI do Ano de 2003, concedido pela INFORMATIONWEEK Brasil.

Ao todo, foram premiadas nove categorias: Instituições Financeiras, Comércio, Indústria de Bens de Consumo, Indústrias Diversas, Petroquímica e Farmacêutica, Saúde, Serviços Diversos, Serviços Públicos e Telecomunicações.

O Governo Eletrônico do Estado de São Paulo tem sido objeto de pesquisa de outros estados brasileiros, e até de outros países, pelos excelentes resultados que vem alcançando. Além disso, oferece uma série de serviços que vêm estreitando e facilitando o relacionamento do Governo Paulista com a sociedade civil e empresas privadas. Entre eles, o Sistema Estratégico de Informações – SEI, a Central Digital, o Acessa São Paulo, o Pregão Eletrônico e o Atlas Eletrônico, este criado há apenas uma semana, e que disponibiliza diversos mapas do Estado para consulta.

Criado em 1995, o SEI veio modificar um sistema de comunicação de governo que contava apenas com telefone e fax, sem nenhuma rede de comunicação de dados. A rede, que foi iniciada com cerca de 200 estações, contava no final do primeiro ano, com quatro mil estações. Hoje, são 18 mil.

Agune destaca que a meta é ter um Governo que esteja disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, sem depender de papel e que seja transparente.

O Sistema Estratégico de Informações é uma rede informatizada que interliga o governador com secretários, secretários-adjuntos, chefes de gabinete, dirigentes de empresas/órgãos e assessores.

Entre os aplicativos estão o Correio Eletrônico, Cadastro de Obras e Ações, Atendimento às Demandas e Cadastro de Serviços Terceirizados, além de módulo de acesso à Internet. O SEI funciona com base em um conceito de trabalho em grupo, integração e compartilhamento de informações que permite ao Estado um melhor gerenciamento, facilitando a cobrança de resultados e uma visão constante do andamento do Plano de Governo.

Ao inserir as transações internas e externas do Governo no meio eletrônico, o Estado tem dinamizado a comunicação entre os funcionários e também com empresas e a sociedade civil, além de alcançar reduções significativas nos gastos públicos. Um dos principais exemplos disso é a Bolsa Eletrônica de Compras (BEC), que permite ao Estado realizar compras pela Internet com economia de aproximadamente 25%. Segundo o Secretário da Fazenda, Eduardo Guardia, hoje já são mais de 47 mil fornecedores cadastrados.

Gláucia Basile