Cooperação: Unicamp firma parceria com Faculdade Zumbi dos Palmares

Serão oferecidos cursos de extensão universitária para professores e alunos

sex, 16/04/2004 - 11h50 | Do Portal do Governo

Do Portal da Unicamp
Por Isabel Gardenal

A Unicamp firmou na última quinta-feira, dia 8, um acordo de cooperação na área educacional com a Faculdade “Zumbi dos Palmares” (Afrobras), sediada em São Paulo. A assinatura teve como executores o vice-reitor da Universidade, professor José Tadeu Jorge, e o presidente do Conselho do Instituto Afrobrasileiro de Ensino Superior, professor José Vicente. A parceria prevê o oferecimento de cursos de extensão e atividades conjuntas para a qualificação e capacitação do corpo docente, discente e de profissionais afrodescendentes em programas que serão ainda oferecidos.

O contato entre as duas partes iniciou em setembro de 2003 e segundo o vice-reitor, professor José Tadeu Jorge, o acordo é amplo e permitirá futuras parcerias em pesquisa, intercâmbios de professores, eventos e outros. A experiência das empresas-juniores da Unicamp, destaca Tadeu Jorge, também será repassada para a Afrobras, em termos de instalação, logística, corpo técnico e operacionalização.

A Afrobras foi inaugurada recentemente e teve início com o curso de Administração. Soma, no momento, 200 alunos, dos quais 187 de etnia negra. “Eles advém de escolas públicas em 80% dos casos”, afirma José Vicente. Segundo ele, a Unicamp poderá contribuir de forma significativa para a consolidação do seu ensino, por ser considerada pioneira em temas alusivos às minorias sociais.

Da Assessoria de Imprensa da Unicamp
V.C.