Cooperação: Cepam e Sebrae firmam parceria para ampliar cultura empreendedora em municípios

Convênio prevê publicação para orientar prefeituras e gestores no apoio aos empreendimentos

ter, 18/10/2005 - 9h49 | Do Portal do Governo

O presidente do Cepam, Renato Amary e o superintendente do Sebrae-SP, José Luiz Ricca assinaram na segunda-feira, dia 17, um termo de cooperação entre as duas instituições para atuar conjuntamente em ações que promovam o desenvolvimento regional.

Cientes de que os pequenos negócios impulsionam o desenvolvimento local e regional, e com a certeza de que parcerias entre as empresas e o poder público promovem o desenvolvimento econômico e social, o Cepam e Sebrae pretendem atuar conjuntamente, para fortalecer a cultura empreendedora nos municípios paulistas.

O superintendente do Sebrae, José Luiz Ricca, lembrou das ações que o órgão já desenvolve com o governo estadual em diferentes esferas (cultura, turismo, agricultura, etc), destacando o Prêmio Mário Covas. Lembrou, ainda, que quando Renato Amary foi prefeito de Sorocaba, ganhou do Sebrae o título e prêmios de prefeito empreendedor.

Para Renato Amary, “quando agregamos forças e idéias, trabalhando em conjunto, produzimos mais”. Em seu pronunciamento, destacou a importância da ajuda recebida do Sebrae, quando prefeito de Sorocaba. Amary reforçou que, “o trabalho de prestar assessoria aos municípios e às pequenas e médias empresas, atende à orientação do governador Geraldo Alckmin de levar o Cepam de forma sistemática e organizada, com informações, cursos de capacitação e publicações técnicas para todo o Interior Paulista”.

Um dos termos aditivos do protocolo de intenções, estipula a elaboração e produção da publicação “O Prefeito como Parceiro no Desenvolvimento dos Pequenos Negócios”.

O objetivo da publicação é orientar as prefeituras e os gestores municipais para apoiar os empreendimentos das pequenas empresas no município. Com textos produzidos pelo Cepam, utilizando bibliografia e referências do Sebrae, a publicação será um guia prático e dinâmico. O lançamento da publicação será feito em conjunto, em data a ser marcada.

Estiveram presentes ao ato da assinatura, além do presidente Renato Amary, o coordenador da Escola Cepam de Gestão Municipal, Armando Bellinatti; o advogado e procurador jurídico do Cepam, João Carlos Macruz e o técnico da Coordenadoria de Gestão de Políticas Públicas – Cogepp, Hélvio Nicolau Moisés.

Pelo Sebrae, participaram além do superintendente José Luiz Ricca, o chefe de gabinete Pedro Gouveia, o diretor técnico Carlos Roberto Pinto Monteiro; o diretor administrativo e financeiro, Carlos Eduardo Uchoa Fagundes; e o consultor de políticas Públicas José Sávio Henrique, além de demais representantes e assessores.

Da Assessoria de Imprensa do Cepam

C.C.