Convênio entre o Estado e o Ministério das Relações Exteriores vai facilitar a atração de investimen

Objetivo é fornecer aos investidores estrangeiros informações on-line sobre o potencial do país e do Estado de
São Paulo

seg, 17/12/2001 - 15h31 | Do Portal do Governo


Objetivo é fornecer aos investidores estrangeiros informações on-line sobre o potencial do país e do Estado de São Paulo

Os empresários estrangeiros interessados em investir no Brasil e, em especial no Estado de São Paulo, passam a contar a partir desta segunda-feira, dia 17, com mais facilidade para obter informações sobre infra-estrutura, potencialidade e mão-de-obra brasileira. Por meio de um convênio, as centrais on-line dos governos paulista e federal foram unidas para criar um ‘big site’, contendo todos os dados necessários para atrair investidores.

A cerimônia foi realizada no Palácio dos Bandeirantes com a presença do governador Geraldo Alckmin; do ministro das Relações Exteriores, Celso Lafer; e do secretário da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ruy Altenfelder.

O secretário explicou que o Estado de São Paulo dispõe de uma Central Digital para o Desenvolvimento (www.investimentos.sp.gov.br), onde são apresentados detalhadamente os 645 municípios paulistas. ‘A Central foi desenvolvida a partir de pesquisas com investidores de 13 países, que opinaram sobre as informações que gostariam de encontrar’, disse. O site é atualizado pela Secretaria da Ciência e pela Imprensa Oficial do Estado.

O Governo Federal também possui um portal contendo informações importantes para a atração de investimentos, o BrazilTradeNet (www.braziltradenet.gov.br). Segundo Celso Lafer, além de divulgar o potencial, o site informa sobre oportunidades de exportações.

A união destes dois portais foi concretizada para facilitar ainda mais as pesquisas dos interessados. ‘Estamos unindo dois portais bem-sucedidos e conceituados’, definiu Alckmin. De acordo com ele, o site paulista já é extremamente procurado por investidores do mundo todo. ‘A internet é uma ferramenta poderosa.’

Atualmente, a central on-line paulista conta com sete mil grupos empresariais cadastrados. ‘Nos últimos dois meses, foram registradas duas mil consultas on-line, principalmente de investidores dos Estados Unidos, Alemanha, Itália e Japão’, anunciou Altenfelder. Segundo ele, o portal conta com mega banco de dados, com 94 mil páginas de informações sobre o Estado. ‘Também há uma central permanente de atendimento, com pessoas selecionadas e treinadas para fornecer informações aos possíveis investidores’, disse.

Ordem do Rio Branco

Antes da assinatura do convênio, o governador Geraldo Alckmin recebeu do ministro Celso Lafer a condecoração Ordem do Rio Branco, no grau Grã-Cruz. A condecoração também foi prestada ao ex-cardeal de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns.

A Ordem do Rio Branco foi criada em 1963 e pela primeira vez foi entregue fora do Distrito Federal. O grão-mestre da Ordem do Rio Branco é o presidente Fernando Henrique Cardoso. ‘Ele me incumbiu para entregar a condecoração ao governador Geraldo Alckmin, pela grande obra social desenvolvida no Estado de São Paulo’, disse Lafer.

Na cerimônia, o ministro também condecorou outras pessoas de destaque, nos graus de grande oficial, comendador e oficial. ‘A finalidade é honrar pessoas que prestaram serviços excepcionais ao país’, explicou Lafer.

Rogério Vaquero