Convênio cria centro de excelência em aviação agrícola no interior de SP

Centro vai funcionar em Iperó, com aval da Esalq; inscrições para os cursos de piloto e técnico já começaram

qua, 02/03/2005 - 10h34 | Do Portal do Governo

Convênio assinado entre a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da USP, em Piracicaba, e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento possibilitará a criação de um centro de excelência em aviação agrícola na Fazenda Ipanema, em Iperó, interior paulista, pertencente ao Ministério da Agricultura. Também foram assinados termos de cooperação do Ministério com a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Universidade Estadual Centro-Oeste do Paraná (Unicentro) relacionados ao tema.

Para o professor Casimiro Dias Gadanha Júnior, coordenador do projeto pela Esalq, o convênio reativará os cursos de aviação agrícola que eram oferecidos na Fazenda Ipanema. ‘O centro servirá como suporte para disciplinas de graduação e pós-graduação da Esalq e proporcionará prestação de serviços ao público’, explica.

A retomada – As instalações da Fazenda Ipanema, desativadas em 1990, foram recuperadas pelo Ministério, com auxílio do Departamento de Aviação Civil (DAC), e tem 167 hectares de área. Conta com duas aeronaves em operação e duas que estão sendo recuperadas, a fim de obter condições para ministrar os cursos para pilotos agrícolas. Tem heliponto com área de 2,5 mil metros, pátios de descontaminação, com área 225 metros quadrados, e de abastecimento, com capacidade para distribuir 40 mil litros de combustível e três angares.

‘A retomada das atividades na Fazenda Ipanema é de fundamental importância, diante da necessidade de se ter um pólo nacional de irradiação da tecnologia aeroagrícola tanto para os alunos como para universidades, colégios técnicos, institutos de pesquisa e desenvolvimento, centrais cooperativistas e órgãos ligados a atividades agropecuárias. Serão feitos pesquisas e testes operacionais de aeronaves agrícolas e equipamentos de aplicação aérea, como o atomizador rotativo (tipo de pulverizador para aplicação de inseticidas, fertilizantes, sementes, produtos químicos e líquidos em forma de spray, pó e granulados), que ainda não é homologado no Brasil’, diz o professor da Esalq.

Cursos – O Centro de Excelência oferecerá cursos para coordenador e executor em aviação agrícola, formação, rechecagem e reciclagem de pilotos agrícolas, padronização de instrumentos de vôo e validação de certificados de habilitação técnica. As inscrições já se iniciaram e os interessados poderão fazê-las na Fazenda Ipanema, em Iperó, e na Esalq, em Piracicaba. ‘Há, no Brasil, grande demanda por pilotos e técnicos, mas existem poucos cursos do gênero’, informa Casimiro.

Os alunos de agronomia terão nova habilitação profissional complementar, pois os aviões só podem decolar com a responsabilidade de um coordenador de vôo, de formação superior prévia em engenharia agronômica e florestal, que terá também o encargo de realizar a operação de aplicação do insumo agrícola’, enfatiza Casemiro.

No local há equipamentos de dinamometria (medida de força), antigamente utilizados para certificação de máquinas agrícolas. Posteriormente, esses aparelhos servirão para ensaios de motores, tratores agrícolas e equipamentos pulverizadores terrestres.

Entre 1965 e 1990, o Curso de Aviação Agrícola, na Fazenda Ipanema, proporcionou a formação de 1.083 pilotos, 725 coordenadores e 286 executores em aviação agrícola, além de 15 professores de universidades federais.

Por outro lado, os termos de cooperação assinados pela Unesp e Unicentro com o Ministério da Agricultura prevêem o intercâmbio de equipamentos, cursos e pesquisas entre as três instituições. A Unesp terá uma escola-base em Botucatu para formar pilotos e criar técnicas e produtos para combater incêndios florestais, utilizando aviões agrícolas, além de novas tecnologias para aplicação de agroquímicos. Em Guarapuava (PR), a Unicentro vai montar uma clínica de calibragem para aviões e equipamentos e estudará o uso de aparelhos agrícolas para repovoamento de rios, lagos e florestas.

Hamilton Nascimento
Da Agência Imprensa Oficial

Serviço

Outras informações poderão ser obtidas na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), em Piracicaba, pelos telefones (19) 3429-4165, ramal 222, e (19) 3417-6600 ou pelo e-mail aviacao@esalq.usp.br. Na Fazenda Ipanema, por meio dos telefones (15) 3266-9044 e 3266-9191 ou e-mail tiagovilasboas@agricultura.gov.br.