Convênio com Sociedade Israelita Albert Einstein beneficia jovens da Febem

Funcionários da Febem também serão beneficiados

qua, 20/10/2004 - 18h29 | Do Portal do Governo

A melhoria na qualidade de vida dos jovens internos da Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor (Febem) tem sido constante preocupação nas ações do Governo. O governador Geraldo Alckmin, assinou, nesta quarta-feira, dia 20, parceria entre a Febem e a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein, que prevê várias ações na área da saúde para os 6.800 jovens das 77 unidades do Estado.

A primeira delas é a campanha de vacinação, que começa amanhã, com a imunização de 1.600 jovens do Complexo Tatuapé, na Capital. Eles receberão as primeiras doses das vacinas contra meningite C, dupla adulta (tétano e difteria) e hepatite A e B.

“O objetivo dessa campanha é prevenir as doenças infecto-contagiosas, que podem ser transmitidas facilmente em ambiente fechados”, explicou o presidente da Sociedade, Cláudio Luiz Lottenberg. Também haverá imunização contra sarampo, rubéola e caxumba.

Entre as medidas previstas nessa parceria, estão palestras educativas, realização de consultas para os jovens internos, além de acompanhamento das gestantes e seus bebês, na Casa das Mães. Os funcionários da Febem também terão direito a cursos e treinamento com técnicos da Escola de Enfermagem do Albert Einstein.

Entre os cursos estão os de primeiros socorros às vítimas acidentadas ou com mal súbito e o de vacinação. A Divisão de Prática Assistência I e o Programa de Álcool de Drogas do hospital também realizará, por meio de questionários, entrevistas, consultas e exames a fim de traçar o perfil epidemiológico dos jovens. “Esse estudo vai permitir identificar problemas comuns e desenvolver programas específicos de atenção à saúde e acompanhamento patológico desses internos”, acrescentou o presidente da Febem e secretário da Justiça, Alexandre de Moraes.

“Essa idéia de cooperação dentro do Governo, entre suas secretarias e a parcerias faz com que haja um tratamento diferenciado a cada um deles,” destacou. Alexandre de Moraes acrescentou que todos os jovens da Febem estão passando por exames médicos no Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc). “O importante é manter a preservação de seus direitos.”

O governador lembrou que a Sociedade Albert Einstein já é “uma grande parceira” do Estado em vários programas. Entre eles o, de saúde, desenvolvido com moradores da Favela Paraisópolis, uma das maiores de São Paulo, o Bom Prato do Bom Retiro, e o de transplantes de fígado que atende pacientes do SUS. “A gente fica feliz em contar com o apoio, a mão estendida da comunidade judaica, nesse esforço para melhorar a vida dos jovens da Febem”, disse Alckmin.

Ele ressaltou que os jovens estão saindo da Febem com diploma, qualificação profissional e alguns já com carteira profissional assinada. “Anteriormente, o índice de reincidência entre os jovens desinternados era de 24%, hoje o índice caiu para 17%”, encerrou.

Lilian Santos