Consumo: Procon-SP orienta na compra de alimentos em conserva

Fundação é vinculada à Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania

qui, 09/01/2003 - 11h43 | Do Portal do Governo

Conserva é o termo utilizado para vários tipos de processos, industriais ou caseiros, empregados nos alimentos com o objetivo de prolongar sua vida útil (compotas, geléias, frutas cristalizadas, sardinhas, picles, palmitos, ervilhas etc.). Trata-se de um processamento importante na alimentação por tornar possível o consumo de alimentos fora da época de produção.

Os técnicos do Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, recomendam atenção ao comprar esses produtos, uma vez que podem causar danos à saúde se apresentarem algum problema.

ENLATADOS – Ao comprar enlatados, leia com atenção os dados contidos na embalagem, como composição, data de validade, nome do fabricante, endereço e CGC e peso (bruto, líquido e drenado).

Fique atento à aparência da lata, que deve estar íntegra, sem partes amassadas, estufadas ou enferrujadas, o que indica que pode haver comprometimento do produto. Recuse as embalagens que apresentarem estes defeitos, pois a ferrugem significa que seu transporte ou armazenamento foram feitos em condições impróprias; o estufamento indica a produção de gás decorrente da alteração do produto por contaminação microbiológica ou química; amassadas, podem ter sofrido algum choque mecânico, o que afeta o lacre e permite a entrada de ar, conseqüentemente podendo causar contaminação por microorganismos. O choque mecânico pode originar, ainda, uma reação do produto com a lata, tornando-o impróprio ao consumo.

VIDROS – Em se tratando de vidros é necessário observar os mesmos dados constantes no rótulo das latas, além disso, o consumidor deve prestar atenção e evitar a compra daqueles que apresentarem espuma ou líquido turvo ou opaco.

As condições da tampa destas embalagens são responsáveis também pela qualidade do alimento: se ela estiver enferrujada ou amassada poderá facilitar a entrada de ar, levando a alteração do mesmo. Dê preferência aos produtos que possuem lacre, verificando sempre se ele está inviolado.

ESTABELECIMENTOS – É importante levar em conta as condições de higiene dos utensílios, dos manipuladores de alimentos e das instalações, principalmente durante a compra de conservas a granel (azeitonas, tremoço, cereja em calda etc.). As informações sobre qualidade, origem (procedência) e validade, devem estar disponíveis ao consumidor por meio de plaquetas ou cartazes.

A presença de insetos no local pode evidenciar que as janelas ou ralos não estão protegidos.

O empilhamento excessivo de latas e de embalagens do tipo ‘tetra pak’ (caixinhas) compromete tanto a integridade da embalagem, quanto a própria qualidade do alimento, portanto, fique atento quando for adquirir este tipo de produto.

RESIDÊNCIA – A estocagem de enlatados e vidros fechados em casa deve ser feita em local seco e ventilado, longe da luz solar direta. Ao abrir a lata, deve-se transferir o conteúdo para um recipiente com tampa e manter na geladeira. As sobras em vidros devem ser imediatamente refrigeradas, na própria embalagem e consumidas o mais rápido possível.

Em caso de dúvidas, o Procon-SP atende pelo telefone 1512 ou pessoalmente nos postos de atendimento pessoal dentro do Poupatempo Sé, Poupatempo Santo Amaro e Poupatemto Itaquera.

Da Assessoria de Imprensa da Fundação Procon-SP

(R.K.)