Consumo: Pesquisa do Provar revela que consumidores não recebem bem o telemarketing

Levantamento foi realizado pela Fundação Instituto de Administração da USP no primeiro semestre deste ano

ter, 30/07/2002 - 10h48 | Do Portal do Governo

Estudo divulgado recentemente pelo Programa de Administração de Varejo (PROVAR), da Fundação Instituto de Administração (FIA-FEA/USP), revela que 28,8% da população da cidade de São Paulo já adquiriu um produto ou serviço por telefone e constata que a maior parte dos consumidores não gosta de receber telefonemas de equipes de telemarketing.

O levantamento foi realizado durante o primeiro semestre deste ano, com o objetivo de saber como os consumidores recebem esse serviço e de avaliar a satisfação em relação ao telemarketing receptivo, no qual o interessado procura um canal de atendimento para solicitar produtos ou informações.

Foram entrevistadas 120 pessoas na cidade de São Paulo, escolhidas aleatoriamente. De acordo com o estudo, há um maior número de homens, jovens e estudantes que compram por telemarketing.

Segundo os entrevistados, para que o serviço seja bem avaliado, a entrega do produto deve ser feita em pelo menos 24 horas após o pedido. A pesquisa indica, também, caminhos para o aumento da possibilidade de venda por telemarketing. O oferecimento de opções de parcelamento do pagamento, inclusive com o uso do cartão de crédito, e a escolha de produtos adequados a esse canal de vendas, são algumas das alternativas.

Os resultados mostraram que no caso do telemarketing ativo, a duração média aceitável de uma ligação foi de sete minutos. Já o receptivo o tempo aumenta para cerca de 10 minutos. Com os dados obtidos, a equipe do PROVAR busca auxiliar os profissionais da área a conseguirem melhores resultados em suas atuações no mercado.

Concebido em 1992, o PROVAR tem por objetivo promover pesquisas, programas de treinamento e projetos de consultoria voltados para atender às necessidades das empresas do setor varejista brasileiro. A filosofia do programa é inspirada na idéia da estreita parceria da Universidade com as organizações direta ou indiretamente ligadas ao varejo.

Contatos com o PROVAR: (11) 3813-6467 e 3091-6045/5993 ou pelo e-mail: provar@fia.fea.usp.br.

Da Assessoria de Imprensa da FIA