Consumo de Água: Campanha realizada na EMTU economiza mais de 23 mil litros

nd

sáb, 20/03/2004 - 15h02 | Do Portal do Governo

Ações internas e criação de alternativas foram os meios utilizados pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) para contribuir com a campanha da Sabesp na economia de água. Por meio de um sistema simples de captação das águas das chuvas no Terminal Metropolitano de Cotia, mais de 23 mil litros já foram poupados.

Para conscientizar seus empregados, o departamento de serviços gerais da empresa lançou uma campanha sobre a importância de reduzir o consumo de água por meio de folhetos afixados nos banheiros e em outras dependências da empresa. O resultado foi uma economia de cerca de 25% em 2003 comparado com 2002.

Iniciativa de funcionários – No Terminal Metropolitano de Cotia os próprios técnicos da EMTU, em parceria com as prestadoras de serviço ligadas à manutenção e operação do terminal (Faisca e Arclan), preocupados também com o conforto dos usuários, desenvolveram um sistema provisório de captação de água de baixa demanda para suprir as necessidades básicas de limpeza, principalmente dos sanitários utilizados pela população.

O sistema despertou interesse dos moradores, pois a região passou pelo rodízio 36 x 36 (36 horas de abastecimento e 36 horas de interrupção) estabelecido pela Sabesp, em razão dos baixos níveis apresentados pelo sistema Alto Cotia. Desde a sua criação, em novembro do ano passado, toda água captada foi aproveitada na limpeza dos sanitários, dos bancos, das plataformas, passarelas e escadas.

Da Assessoria de Imprensa da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos