Consumidor: Técnicos da Fundação Procon-SP orientam sobre os cuidados para comprar pela internet

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seg, 10/12/2001 - 11h28 | Do Portal do Governo

Quem prefere a comodidade de comprar pela internet deve tomar cuidado dobrado. A recomendação é da Fundação Procon-SP, vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania.

A primeira dica é checar com detalhes o valor das despesas com frete e as eventuais taxas adicionais. Se o produto estiver em sites desconhecidos, procure verificar os responsáveis pela homepage e informar-se com pessoas que já efetuaram compras pelo site.

O cliente deve optar por boleto bancário e evitar o uso de cartões de crédito, vinculando o pagamento à entrega do produto ou serviço. O Código de Defesa do Consumidor (CDC) estabelece que as compras realizadas fora do estabelecimento comercial podem ser canceladas em até sete dias (prazo de reflexão).

É importante confirmar detalhadamente a especificação, marca, cor e tamanho do produto a ser adquirido. Na hora do recebimento da mercadoria, é necessário verificar se tudo está de acordo com o que foi pedido. Se houver alguma irregularidade, o produto deve ser devolvido, especificando-se na nota de entrega o tipo de problema. O CDC estabelece um prazo de 30 dias para reclamações sobre vícios aparentes ou de fácil constatação para produtos não duráveis e de 90 dias para itens duráveis, contados a partir da constatação do problema.

Vale lembrar que os sites hospedados fora do Brasil seguem as normas estabelecidas nos países de origem. O consumidor nunca deve deixar de exigir a nota fiscal.

Dúvidas ou reclamações podem ser encaminhadas ao Procon, por meio do:
– Atendimento telefônico 1512 e
– Poupatempo Itaquera (Metrô Corinthians-Itaquera),
– Poupatempo Sé (Praça do Carmo s/nº) e
– Poupatempo Santo Amaro (Rua Amador Bueno, 176/258).
– Site: www.procon.sp.gov.br