Consumidor: Taxas de juros estáveis em janeiro de 2002

Confira os resultados da última pesquisa da Fundação Procon sobre juros bancários

sex, 11/01/2002 - 9h48 | Do Portal do Governo

A pesquisa de taxa de juros bancários, feita pela Fundação Procon-SP, órgão da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, detectou que em janeiro de 2002(coleta feita nos dias 7 e 8) a taxa mensal para o cheque especial permaneceu a mesma que em dezembro de 2001 (8,90%) e para o empréstimo pessoal foi de 5,43% (inferior à de dezembro, que foi de 5,46%, significando decréscimo de 0,03 pontos percentuais).

Com essas médias mensais a média anual entre os bancos ficou em 178,28% para o cheque especial e de 88,61%, para o empréstimo pessoal.

Cheque especial

A maior taxa verificada para o cheque especial (13 bancos pesquisados) foi de 9,50% ao mês (HSBC / BCN), enquanto a menor foi de 7,95% ao mês (Nossa Caixa Nosso Banco).

Não foi observada alteração na taxa de juros dessa modalidade nas instituições financeiras pesquisadas.

Empréstimo pessoal

Já com relação ao empréstimo pessoal a maior taxa foi de 6,95% ao mês (Itaú) e a menor foi de 3,50% ao mês (BBV). A única queda verificada foi promovida pela Caixa econômica Federal, que alterou a taxa mensal de 5,20% para 4,80% (decréscimo de 0,40 pontos percentuais, representando variação de –7,69% em relação à taxa praticada em dezembro/2001).

Nas demais instituições não houve alteração na taxa de juros.

Análise

Os técnicos de Estudos e Pesquisas da Fundação Procon-SP observam que as taxas continuam elevadas e sem grandes alterações, acompanhando a taxa de juros básica (Selic), que permanece em 19% ao ano.

Tendo em vista que janeiro é um mês em que geralmente existem gastos extras (IPVA, IPTU, despesas com uniformes, materiais escolares, dívidas de consumo natalino etc.) e caso seja necessário obter recursos adiconais para pagamento dessas obrigações, o consumidor deve estar ciente de que as taxas ainda encontram-se em patamares muito elevados.

Os 13 bancos que fizeram parte da coleta foram: Banco Bilbao Vizcaya Brasil-BBV, Banco do Brasil, , Banespa, BCN, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Mercantil de São Paulo, Nossa Caixa Nosso Banco, Real, Santander e Unibanco.

O resultado da pesquisa à disposição para consulta nos postos de atendimento pessoal (Poupatempo Sé, Itaquera, Santo Amaro); pelo telefone (0 XX 11 3824-0446) e pela internet no site: www.procon.sp.gov.br