Consumidor: Roupas femininas são apreendidas por irregularidades

Etiquetas ilegíveis e indicação enganosa da composição têxtil são alguns dos erros encontrados pelo Ipem-SP

qui, 06/05/2004 - 18h50 | Do Portal do Governo

Camisolas, casacos, calças e saias foram alguns dos itens sob suspeitas coletados para análise pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), órgão ligado à Secretaria de Justiça e da Defesa da Cidadania durante operação de fiscalização têxtil do dias das mães, que foi realizado entre os dias 3 e 6 de maio.

Foram fiscalizados na Capital, em Santo André e na região de Campinas, 79 estabelecimentos. Os principais problemas encontrados pelos fiscais do Ipem-SP durante a operação foram falta de informação nas etiquetas dos produtos, composição têxtil diferente do informado na etiqueta e falta de legibilidade das etiquetas.

Os técnicos do Ipem-SP coletaram 11 produtos para análises em laboratório. Caso seja comprovado o erro nos itens coletados, os fabricantes terão de pagar uma multa que varia de R$ 100,00 a R$ 5 mil reais.

Em caso de reincidência os valores da penalidade dobram. Os técnicos emitiram, ainda, oito autos de infração e interditaram 52 produtos das lojas. Os fabricantes têm o direito de apresentar uma defesa e tentar recorrer da aplicação da multa após o valor ter sido estipulado pela superintendência do Instituto. Nesta operação do dia das mães os técnicos visitaram lojas Shopping Plaza, em Itu/Salto, Shopping ABC Plaza, em Santo André, na Saúde e no Brás.

Em caso de dúvida ou suspeita da venda de algum produto irregular o consumidor pode ligar para a Ouvidoria do Ipem-SP pelo: 0800 – 130522 de segunda a sexta-feira em horário comercial.

Da assessoria de imprensa da Secretaria da Justiça
C.A.