Consumidor que economizar água terá desconto de 20% na conta

Programa foi anunciado pelo governador Geraldo Alckmin, em Vargem, região de Bragança Paulista

qua, 10/03/2004 - 17h38 | Do Portal do Governo


O Governo do Estado vai premiar o consumidor que reduzir em 20% o consumo de água com desconto de 20% no valor final de suas contas. A medida é voltada para as pessoas que vivem na Capital e na Região Metropolitana e municípios abastecidos pela Sabesp. O desconto passa a valer a partir do próximo dia 15 e se estenderá até o dia 15 de setembro de 2004. A norma vale para a população e empresas públicas e privadas, comércio e indústria.

A informação foi dada na manhã desta quarta-feira, dia 10, pelo governador Geraldo Alckmin, durante visita à barragem do Jaguari/ Jacareí, em Vargem, na região de Bragança Paulista. Essa represa, que é a maior do Sistema Cantareira, vem apresentando um dos menores índices de armazenamento de toda a história, com apenas 4% de sua capacidade.

Segundo a Sabesp, o reservatório da Cantareira está hoje com 17,1% da sua capacidade; a represa de Guarapiranga, com 46,1%; a do Rio Grande, com 95,3%; a de Rio Claro, com 101,7%; o Alto Tietê, 34,9%; e Cotia com 37,7%. O Sistema Cantareira é formado por quatro represas: Jaguari/Jacareí, Cachoeira, Atibainha (em Mairiporã) e Paiva Castro.

O governador Geraldo Alckmin comentou que a medida está sendo aplicada em um período que coincide com a estiagem, quando ocorrem os menores índices de chuva, o que contribui para que o nível dos reservatórios fique mais baixo. “Se todos colaborarem, a cidade e a Região Metropolitana ficarão livres do racionamento”, disse Alckmin.

O Programa de Incentivo à Redução do Consumo de Água não será estendido para todo o Estado por não haver falta de água nas demais localidades. Na Região Metropolitana, que enfrenta o problema mais crítico, vivem 17,5 milhões de pessoas. “São Paulo é a terceira maior Região Metropolitana do mundo e está a quase 700 metros de altitude com pouca água”, informou o governador. Ele observou que o racionamento de energia mostrou que as pessoas incorporaram no seu cotidiano uma nova cultura, que é de evitar o desperdício, mas no uso de água ainda há um grande desperdício. “Em São Paulo, o consumo de água está em torno de 180 litros/dia por pessoa. A Organização Mundial da Saúde recomenda 100 litros/dia por pessoa”, disse Alckmin.

Como exemplo, Alckmin citou que ao escovar os dentes com a torneira fechada gasta-se um litro de água, ao passo que se a higienização for feita com a torneira aberta, o gasto é de 30 litros de água.
Falando ainda sobre economia do consumo da água, Alckmin comentou que são retirados do Sistema Cantareira 31 metros cúbicos por segundo, o que pode ser reduzido para 25 metros cúbicos se a população cooperar na economia de 20% no consumo da água. “Este é o objetivo da campanha”, disse.

O projeto Pura, que o Governo do Estado está implantando em diversos órgãos estaduais, com objetivo de diminuir o volume de água das torneiras e descargas dos banheiros de prédios públicos, foi citado por Alckmin. “Esse sistema também será aplicado em 50 escolas da rede estadual e hospitais”, informou.

“Estou otimista com essa campanha. Além das chuvas, necessitamos da colaboração da população para que o programa seja bem sucedido e para chegarmos até setembro sem racionamento”, disse o governador.

O Programa de Incentivo à Redução do Consumo de Água abrange os seguintes municípios: São Paulo, Caieiras, Cajamar, Francisco Morato, Franco da Rocha, Mairiporã, Embu, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Arujá, Biritiba-Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá, Salesópolis, Suzano, Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Pirapora do Bom Jesus, Santana do Parnaíba, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista.

Novos Investimentos

O Governo do Estado está investindo R$ 80 milhões no Alto Tietê para concluir os reservatórios e na ampliação da Estação de Tratamento de Água em Suzano, além das adutoras e interligações. O secretário de Energia e Recursos Hídricos, Mauro Arce, disse que as obras emergenciais que estão sendo feitas no Alto Cotia devem ficar prontas entre agosto e setembro, o que permitirá que seus 215 mil habitantes não passem pelo racionamento.

Valéria Cintra/Macedo Júnior