Consumidor: Produtos para festas têm reprovação de 48% no Interior

Desse total, 17 (34,6%), apresentaram irregularidades quanto ao indicado nas embalagens

ter, 14/10/2003 - 17h19 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, realizou, no último dia 3 de outubro, sexta-feira, a análise, na Capital e em cinco regionais do Interior do estado, de 49 produtos para festas. Desse total, 17 (34,6%), apresentaram irregularidades quanto ao indicado nas embalagens.

São Paulo: foram verificadas 18 mercadorias. Apenas duas delas continham erros. O principal problema foi encontrado no talher plástico para sobremesa Prafesta, de 50 unidades, que, na média das 20 amostras analisadas, continha uma unidade a menos que o estipulado na embalagem. Já no Interior, os produtos para festas tiveram reprovação de 48%. Trinta e um foram verificados e 15 se mostraram irregulares.

Campinas: foram verificados cinco produtos, mas os técnicos do Ipem não encontraram erros na média das amostras.

Bauru: quatro dos cinco produtos possuíam erros. O destaque ficou com o doce de amendoim Lumar, de 270g, que, na média nas 14 amostras analisadas, possuía peso 24,5g inferior ao estipulado na embalagem.

Presidente Prudente: dos seis produtos analisados, apenas a vela para bolo Velarte, de 48g, apresentou diferença de 1,8g na média das 14 amostras inspecionadas.

Ribeirão Preto: cinco dos seis artigos para festa estavam irregulares. O principal erro foi nos canudos para refrigerante Plac, de 80 unidades que, em 20 amostras analisadas, apresentou média de menos cinco unidades.

São José do Rio Preto: nove produtos foram verificados e quatro deles apresentaram erros. O destaque ficou com o guardanapo de papel Plena, de 50 unidades, que, na média de 20 amostras analisadas, continha duas unidades a menos que o estipulado na embalagem.

Essas análises do Ipem tem como objetivo coibir abusos por parte de fabricantes e comerciantes contra os consumidores. As inspeções acontecem nos laboratórios das regionais e na Capital.
Os responsáveis pelos produtos com erros são autuados e têm prazo de 15 dias para apresentar defesa ao Ipem. Denúncias, reclamações e sugestões devem ser feitas a Ouvidoria de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone 0800 13 05 22.

André Vanes da Secretaria da Justiça
C.A.