Consumidor: Procon-SP promove encontro entre os clubes de futebol, PM, CET e Gol Brasil

Objetivo é discutir melhorias na organização dos jogos

qui, 22/07/2004 - 17h29 | Do Portal do Governo

A Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado, reuniu-se nesta terça-deira, 20/07, com o dirigentes dos clubes São Paulo, Corínthians, Palmeiras, Santos, com a Polícia Militar, CET e Instituto Gol Brasil para discutir melhorias na organização das partidas de futebol.

O encontro, realizado na sede do Procon-SP, destacou algumas prioridades.

1) Venda antecipada de ingressos

O Procon-SP entende que existe a necessidade de se melhorar a implementação da venda antecipada de ingressos. Atualmente, os postos de venda de ingressos não são conhecidos pelo torcedor, o que acaba por gerar filas nas bilheterias dos estádios quando os torcedores, em grande número, se dirigem para adquirir o ingresso e, normalmente, a apenas uma hora da partida. Para solucionar a questão, algumas possibilidades de ação estão sendo estudadas, como a impressão de informação dos postos de venda nos próprios ingressos, além do empenho dos clubes e do Procon-SP em mobilizar o torcedor a comprar suas entradas antecipadamente. A Polícia Militar fará contato com as torcidas organizadas para que colaborem na organização, adquirindo os ingressos antecipadamente.

Na reunião foram discutidas também outras causas das filas, como a dificuldade causada pelos próprios cambistas nas bilheterias, pouco número de guichês abertos, entre outras. Os clubes e Procon SP também acompanharão tais causas.

2) Meia entrada – fraudes

Os clubes verificarão as carteirinhas de estudante e identidades no ato da venda de ingressos e nas catracas, já que os cambistas se utilizam da meia entrada para adquirir e vender ingressos mais baratos indevidamente. A PM dará o apoio necessário à fiscalização.

O Procon-SP orienta aos estudantes que a carteira estudantil deve conter prazo de expiração. Caso não conste, o clube pode exigir comprovante de matrícula no período letivo para configurar a condição de estudante. O estudante pode apresentar também comprovante de mensalidade paga.

3) Curso do Estatuto do Torcedor

A Fundação ofereceu cursos sobre o Estatuto do Torcedor aos orientadores dos clubes nos estádios, para capacitá-los quanto à legislação. Os clubes demonstraram interesse e deverão oficiar o pedido ao Procon-SP.

4) Estacionamento no Pacaembu

O Corinthians poderá requerer à CET estudo de bolsão de estacionamento para os jogos no Pacaembu.