Consumidor: Procon-SP orienta sobre lotes falsos do protetor solar Sundown

Os cuidados devem ser redobrados, já que no Brasil 25% dos diagnósticos de câncer são referentes ao câncer de pele

ter, 17/02/2004 - 21h04 | Do Portal do Governo

A Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, foi informada pela Johnson&Johnson, fabricante do protetor solar Sundown, sobre a descoberta de cinco tipos de protetores solares falsos. As versões falsificadas do Sundown foram encontradas em 103 municípios das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte, nos produtos com fator de proteção solar 20, 30, 50, Kids Color FPS 30 e Sundown com repelente. A maior incidência das falsificações ocorreu nos Estados de Minas Gerais e Goiás.

A Jonhson&Jonhson informou ter recebido centenas de reclamações de usuários relatando problemas como reações alérgicas e queimaduras por ineficácia do produto fraudado. Afirmou também que os frascos de Sundown falsificados são muito parecidos com o original, dificultando a análise do consumidor. Porém, o fato mais grave, segundo a Jonhson&Jonhson, é a constatação de que o produto falsificado não possui o princípio ativo capaz de promover a proteção solar, colocando em risco a saúde dos consumidores. No Brasil, 25% dos diagnósticos de câncer são referentes ao câncer de pele. A ação da radiação ultravioleta natural, proveniente do sol, é o principal agente causador. Para evitá-la, recomenda-se o uso de protetores solares.

A Johnson&Johnson recomenda que seus produtos sejam adquiridos somente em pontos de venda autorizados. Caso o consumidor encontre qualquer item com irregularidades, deve entrar em contato com sua central de relacionamento, através do telefone 0800 703 63 63.

Confira, a seguir, alguns passos úteis na identificação do Sundown falsificado. A empresa ressalta que as diferenças devem ser avaliadas como um todo, e nunca isoladamente.

Antes da abertura do frasco

1º Passo – Verifique os rótulos da frente e do verso do frasco:

• A cor do texto de rotulagem do produto falsificado é mais clara do que no produto original;

• As bordas dos rótulos são mais arredondadas no produto original do que nos falsos. Esta característica deve ser observada nas bordas laterais. No produto original o rótulo segue exatamente a forma do frasco.

Importante: Na frente do frasco (borda lateral esquerda, na altura do S de Sundown – superior – e da marca Johnson&Johnson – inferior) o corte do rótulo dos produtos falsos é reto, ao invés de arredondado, formando pequeno ângulo.

A mesma diferença pode ser observada no rótulo do verso do frasco, na borda lateral direita, na mesma altura citada para o rótulo da frente do frasco.

2º Passo – Verifique o número do lote, validade e hora de fabricação:

• No produto falsificado, o número do lote, a data de validade e a hora de fabricação foram impressos pela gráfica, juntamente com as demais informações. Assim, foram poucas as variações encontradas em relação à validade e, principalmente, a hora da fabricação. Até o momento foram observadas as seguintes impressões nos produtos falsificados:

• Lote 02 Validade JUL 04 e hora de fabricação 04:56 (FPS 15 com repelente, FPS 20, 30, 50 e Kids Color FPS 30)
• Lote 01 Validade APR 04 e hora de fabricação 12:46 (FPS 50).

Nos produtos originais, estas informações são impressas no momento da fabricação. Importante: Os lotes/validade acima existem também nos produtos originais. Os falsificadores escolheram a numeração acima a partir de um original e a adotaram como numeração para todos os produtos falsificados.

3º Passo – Verifique a tampa do frasco:

• A cor da tampa do produto falsificado é mais clara do que no produto original. Observação: nos produtos originais pode ocorrer uma pequena variação na coloração da tampa e dos textos da rotulagem. Nos falsificados a diferença é mais acentuada.

Após a abertura do frasco

• Na parte interna da tampa original há o logotipo da Johnson&Johnson; esta característica não consta no produto falsificado;
• O produto falsificado não apresenta a fragrância característica do produto original;
• O produto Sundown FPS 50 falsificado possui o creme na cor azul e na cor branca, sendo que o original possui cor branca;
• O produto Sundown FPS 30 falsificado possui o creme na cor azul, sendo que o original possui cor branca;
• O produto Sundown Kids Color FPS 30 original possui o creme na cor azul, maior viscosidade e menor grau de espalhabilidade do que o falsificado;

Caso persistam as dúvidas, a Fundação Procon-SP sugere o contato com a Vigilância Sanitária ou com a Johnson&Johnson, por meio do telefone 0800 703 63 63. A Fundação Procon-SP, também poderá atender o consumidor nos postos do Poupatempo (Sé – Pça. do Carmo, s/n; Santo Amaro – R. Amador Bueno, 176/258; ou Itaquera – ao lado do Metrô Itaquera), por carta (Caixa postal 3050 – CEP 01061-970 – SP-SP), por fax (0xx11. 3824-0717), ou pelo telefone 1512 (somente informações).

Da Secretaria da Justiça
C.A.