Consumidor: Procon-SP orienta sobre recall de veículos da Peugeot

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qua, 27/02/2002 - 16h47 | Do Portal do Governo

A Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça do Governo de São Paulo, tem algumas considerações a fazer sobre a convocação da Peugeot do Brasil aos proprietários do veículo modelo Boxer, feita em nesta terça-feira, dia 26.

De acordo com a empresa Peugeot, a convocação para o recall deve-se ‘à verificação do sistema de fixação do reservatório de combustível e, se for o caso, que seja providenciado o reforço estrutural necessário’. Segundo a empresa, esses procedimentos tornam-se necessários devido ‘à possibilidade de ocorrer o desprendimento total ou parcial do suporte de fixação do reservatório’.

O prazo de atendimento será de 90 dias, a partir do dia 26 de fevereiro de 2002. A convocação, publicada em jornais, está sendo feita aos proprietários dos veículos Boxer, ano/modelo 1999/2000 e 2000/2000, com chassis de Y5787997 até Y5898945. O agendamento poderá ser feito pelo telefone 0800 7032424

Alerta do Procon quanto ao prazo para o recall

Quanto a essa informação, a Fundação Procon-SP entende, porém, que, enquanto existirem no mercado veículos com o problema apontado, o fornecedor é responsável, sendo obrigado a efetuar os reparos de forma gratuita, independentemente do prazo estipulado pela empresa. Isto porque, em alguns casos, por motivos alheios à sua vontade (viagem, doença, desconhecimento, etc.), o consumidor pode não ter tido acesso à convocação, o que não o excluiria de ter o seu direito à segurança garantido.

A Fundação Procon-SP informa, ainda, que os proprietários dos veículos citados não precisam se dirigir necessariamente à concessionária na qual adquiriram o carro, mas a qualquer serviço autorizado pelas montadoras, em todo o País.

Da mesma forma, se o veículo tiver sido comercializado mais de uma vez, o proprietário atual tem o mesmo direito ao reparo gratuito que aquele que adquiriu o produto novo.

O risco pessoal e patrimonial para os consumidores deveria provocar nos fornecedores uma maior preocupação no sentido de utilizar todos os mecanismos possíveis para atingir os seus clientes, ou seja, jornais, rádio e televisão, conforme determina o CDC.

Caso o consumidor encontre dificuldades em efetuar os devidos reparos (falta de peças, demora na conclusão dos serviços etc.) poderá efetuar a sua reclamação junto à Fundação Procon-SP.

O atendimento pessoal da Fundação Procon-SP funciona no Poupatempo Sé (Praça do Carmo s/nº), Poupatempo Itaquera (Av. do Contorno, 60, ao lado da Estação Corinthians – Itaquera do metrô) e Poupatempo Santo Amaro (Rua Amador Bueno, 176/258). Por carta: Caixa Postal 3050 – CEP 01061-970 ou fax: 3824-0717. O site do Procon-SP na Internet é www.procon.sp.gov.br.