Consumidor: Procon-SP orienta sobre cuidados na hora de escolher um acampamento de férias

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qua, 10/07/2002 - 16h25 | Do Portal do Governo

O Procon-SP dá algumas orientações ao consumidor para não ter problemas futuros na hora de contratar um acampamento de férias para os filhos.

Os técnicos alertam para o primeiro cuidado: escolher o tipo de acampamento, já que cada um apresenta uma ‘filosofia’ diferente. Alguns parecem parque de diversões; outros têm atividades ecológicas (plantar/colher/regar); outros são voltados para funções domésticas (lavar pratos, cozinhar etc.); outros ligados à religiosidade ( saudação ao sol, orações) e, ainda, os culturais, dentre outros. Desta forma, analise com cuidado qual seria a opção mais compatível ao ‘espírito’ da criança ou adolescente que irá usufruir do local.

Uma pesquisa minuciosa é sempre o ponto de partida para um bom negócio. Compare preços com atividades oferecidas e nunca esqueça de pesar indicações de conhecidos que já tenham utilizado estes serviços. Outra dica do Procon é ficar atento à faixa etária dos acampamentos verificando, se crianças pequenas não estão misturadas com adolescentes, pois o tratamento e as atividades são diferentes.

Se o acampamento for de fácil acesso, procure fazer uma visita ao local para verificar suas instalações (cozinha, banheiro, quartos). Na impossibilidade de conhecer o local pessoalmente, peça para ver fotos , vídeos e panfletos publicitários. Indague sobre tudo o que ele oferece como por exemplo: atividades recreativas, cardápio, número de monitores para cada criança, quantas pessoas ficarão instaladas em cada quarto, plantão médico, condições de comunicação com os filhos.

Os pais ou responsáveis devem certificar-se ainda, caso a criança tenha alguma restrição médica ou alimentar, que ela terá acompanhamento especial pelos organizadores ou monitores. Outro fator a ser observado é sobre a existência de algum seguro saúde e/ou pronto-socorro próximo para caso de alguma emergência.

Exija contrato por escrito

Após analisar e aprovar todo o serviço que a empresa oferece, exija que seja firmado um contrato por escrito. Nele deve estar registrado tudo o que for combinado verbalmente: valor total, forma de pagamento, duração, transporte, passeios adicionais, dados completos das partes envolvidas e as condições para sua rescisão. Verifique a possibilidade de desconto quando se tratar de irmãos. Guarde todos os panfletos publicitários para comprovar e, se necessário, fazer cumprir a oferta. Não deixe de observar as condições e prazo para desistência.

Fique atento à algumas atividades específicas que exigem uma autorização prévia individual, como por exemplo, banana boat, kart, teleférico etc.

Se a empresa não cumprir com a oferta ou publicidade, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o contratante tem direito ao cumprimento forçado da obrigação contratada, a outro serviço equivalente ou a restituição de quantia eventualmente antecipada, atualizada monetariamente.

Em caso de dúvidas procure um posto do Procon-SP no Poupatempo Sé, Itaquera ou Poupatempo Santo Amaro. Para checar se a empresa tem alguma reclamação fundamentada no cadastro do Procon-SP, ligue para 3824.0446. O site da Fundação Procon-SP na Internet é www.procon.sp.gov.br