Consumidor: Procon-SP orienta sobre compras de natal

nd

seg, 10/12/2001 - 10h01 | Do Portal do Governo

Técnicos da Fundação Procon-SP, órgão da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, oferecem algumas recomendações ao consumidor na hora de fazer as compras de natal.

Com lojas, shoppings e comércio lotados, o consumidor deve fugir do consumo por impulso, procurando fazer as compras com antecedência. Um bom levantamento de preços e de juros, no caso de compras a prazo, pode evitar dor de cabeça no futuro. No caso de promoções, onde o preço a prazo é igual ao cobrado à vista, é importante exigir descontos e negociar preço e forma de pagamento. Se precisar, leve encartes, anúncios ou folhetos dos concorrentes.

Ao escolher um produto, é bom verificar se ele contém informações como: registro, prazo de validade, composição, volume/quantidade, dados sobre o fabricante ou importador. Um comprovante da loja que garanta a troca deve ser sempre solicitado. Se necessário, o consumidor deve pedir uma demonstração do funcionamento do produto na própria loja.

Se for comprar brinquedos, é importante escolher os que seguem as normas de segurança e qualidade do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e trazem o selo de identificação. O produto deve ser adequado à idade e desenvolvimento da criança.

Nos pagamentos com pré-datados, os cheques devem ser nominais à loja, datados de acordo com o acertado no momento da venda. A nota fiscal deve detalhar a forma de pagamento, os números do cheques e as datas previstas para o depósito.

Dúvidas ou reclamações podem ser encaminhadas ao Procon, por meio do:
– Atendimento telefônico 1512
– Poupatempo Itaquera (Metrô Corinthians-Itaquera)
– Poupatempo Sé (Praça do Carmo s/nº)
– Poupatempo Santo Amaro (Rua Amador Bueno, 176/258)
– Site: www.procon.sp.gov.br