Consumidor: Procon-SP orienta sobre compra de ovos de Páscoa e peixes

Órgão é vinculado à Secretaria de Justiça e da Defesa da Cidadania

seg, 07/03/2005 - 12h20 | Do Portal do Governo

A Semana Santa e a Páscoa estão próximas e com elas vem a tradição de presentear com ovos de chocolatede e comer peixes, especialmente o bacalhau. Entretanto, a compra destes dois tipos de alimento deve ser cuidadosa para evitar problemas. Veja as dicas do Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça do Governo do Estado de São Paulo.

Ovos

Mesmo certo de comprar o melhor ovo de Páscoa, não se esqueça de pesquisar preços. Cuidado com a influência das crianças na hora da escolha, para não cometer exageros.

Nos ovos de chocolate, observe se o rótulo contém informações como data de validade, peso líquido e composição. Determinadas doenças impedem aos seus portadores, por exemplo, a ingestão de açúcar ou glúten. É mais importante ficar atento ao peso dos ovos do que ao seu número. As numerações indicadas pelos fabricantes nos rótulos desses ovos não são equivalentes entre as marcas. Quando houver inclusão de brinquedos no interior do produto o consumidor deve observar se a embalagem traz o selo do Inmetro e a idade recomendável para o brinquedo.

É importante que o consumidor tenha consciência de que, ao optar por ovos dispostos em bancas de promoção, normalmente mais baratos que outros em perfeitas condições, o fornecedor não será obrigado a trocar o produto.

A embalagem deve estar em boas condições de armazenamento, longe de produtos de limpeza ou de odor forte e de qualquer fonte de calor. Verifique também se há na embalagem sinais de violação do conteúdo, furos ou amassados, pois é ela quem protege o produto de insetos e de contaminação. Se o chocolate amolece, ocorre a separação da gordura e ele acaba adquirindo coloração esbranquiçada e odor desagradável.

Ao optar por ovos, bombons ou colombas de fabricação caseira, solicite uma visita à cozinha e a degustação do produto antes da compra. Os fornecedores de produtos fabricados artesanalmente, além de terem de seguir as mesmas regras de comercialização dos industrializados, também estão obrigados a fornecer nota fiscal. Ela é a principal garantia do consumidor em caso de troca ou reclamação.

Peixes

Os peixes frescos têm que estar conservados envoltos em gelo. Verifique sua aparência observando se os olhos estão brilhantes e as escamas bem presas ao corpo. Evite comprar peixes em postas ou filés pois, nestas condições, não é possível avaliar as características necessárias para a boa qualidade do produto. A higiene e o armazenamento também são itens importantes a serem verificados: no supermercado, o produto deve estar em balcão frigorífico e, na feira, é necessário ter gelo picado por cima, estar exposto em balcão de aço inox inclinado e protegido do sol e insetos, além de ser obrigatório o uso de luvas descartáveis.

No caso do peixe congelado e vendido embalado, o balcão onde ele estiver armazenado não pode estar superlotado. Isso impede a circulação do ar frio e compromete sua qualidade. O produto congelado deve estar conservado sempre a temperaturas inferiores a -18 graus C e o resfriado, abaixo de zero grau.

Verifique no rótulo o registro no órgão de fiscalização competente, indicação de temperatura para conservação, data de acondicionamento e prazo de validade. Depois de descongelado é recomendável que seu preparo e consumo sejam feitos rapidamente.

Nestes alimentos deve constar o carimbo do Serviço de Inspeção Federal (SFI). Em São Paulo, este carimbo pode ser substituído pelo do Serviço de Inspeção de São Paulo (SISP) ou Serviço de Inspeção Municipal (SIM).

Quanto ao bacalhau, procure conhecer sua procedência. Uma boa pesquisa de preços e tipos pode levar à compra mais acertada. Não adquira o produto se ele se estiver com manchas avermelhadas ou pintas pretas no dorso, sinais que indicam a presença de bolor ou deterioração. Por ter um preço de venda relativamente alto, uma sugestão seria substituir o bacalhau por peixes frescos da temporada.

Neste ano alguns estabelecimentos estão comercializando o bacalhau em pagamentos parcelados. O consumidor deve ficar atento e certificar-se quanto às vantagens e desvantagens dessa opção, verificando condições de pagamento e a existência ou não de juros.

A forma de pagamento deve ser apresentada ao consumidor de forma clara, precisa e ostensiva. Quando em parcelas, deve ser informado o preço à vista, número e valor de cada parcela, identificação dos juros cobrados e valor total financiado.

Não adquira ovos de Páscoa, peixes e bacalhau em barracas ou bancas de “camelôs” montadas nas ruas pois, além de não haver identificação de sua procedência, não há garantia de que o produto esteja em condições para consumo. E, havendo problemas com a mercadoria, o consumidor não terá como e para quem reclamar.

Outra orientação Procon é que o consumidor não deixe de exigir seus direitos quanto ao fornecimento de nota fiscal ou tíquete de compra.

Para consultas, reclamações ou denúncias de falta de higiene ou má conservação de alimentos o Procon-SP atende no Poupatempo Sé – Praça do Carmo s/no. Poupatempo Santo Amaro – Rua Amador Bueno, 176/258 ou Poupatempo Itaquera, Av. do Contorno, 60.