Consumidor: Procon-SP orienta sobre compra de material escolar

nd

qua, 23/01/2002 - 11h25 | Do Portal do Governo

Junto com o início de todo período letivo recomeça a procura por material escolar e para evitar problemas na compra destas mercadorias, os técnicos da Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, orientam sobre os cuidados a serem tomados.

Efetue primeiramente um balanço do que restou do período anterior verificando a possibilidade de reaproveitamento. Não deixe de fazer pesquisa de preços, levando em consideração as taxas de juros, na eventualidade de realizar compras a prazo. Se possível, efetue pagamento à vista, usando o saudável ato de pechinchar. Fique atento às promoções, certificando-se de que, tanto o preço, quanto o produto em questão realmente valem a pena.

Quando for possível, reúna um grupo de consumidores, verificando junto às lojas (varejistas ou até mesmo atacadistas) os descontos que poderão ser dados ao se adquirir grandes quantidades. Procure comprar somente o necessário, lembrando-se de que nem sempre o material mais caro e sofisticado é o melhor.

Havendo problemas com a mercadoria adquirida, mesmo que seja importada, o consumidor tem seus direitos resguardados pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC). Não perca os prazos para reclamação: 30 dias para produtos não duráveis e 90 dias para os duráveis (vícios aparentes).

Fique de olho nas embalagens, que devem conter informações claras e precisas a respeito do fabricante, importador, composição, condições de armazenagem, prazo de validade e se apresentam algum risco ao consumidor, tudo em língua portuguesa. Exija sempre a nota fiscal com os artigos discriminados, documento indispensável no caso de problemas com a mercadoria.

Em caso de dúvidas ou reclamações a Fundação Procon-SP atende pelo telefone 1512 ou pessoalmente nos postos do Poupatempo Sé, Santo Amaro e Itaquera. Para saber se algum estabelecimento consta no cadastro de empresas reclamadas no Procon-SP, o consumidor pode ligar no telefone 3824.0446.