Consumidor: Procon-SP orienta para as feiras de malhas de inverno

Compras realizadas nessas feiras podem ser canceladas num prazo de sete dias

ter, 22/06/2004 - 18h46 | Do Portal do Governo

Após vários anos sem frio intenso, o inverno deste ano resolveu marcar presença. Para se proteger das baixas temperaturas e dos altos preços praticados no comércio, os consumidores acabam aproveitando as feiras e circuitos de malhas. Para quem ninguém entre numa fria, a Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, elaborou algumas dicas para a hora das compras de inverno.

Como sempre, a pesquisa de preços é fundamental. As feiras de malhas, em geral, apresentam diversos estandes e lojas, com inúmeros modelos, tipos e cores de malhas. Muitos comerciantes aproveitam essa data para expor os lançamentos da estação. O consumidor deve ficar alerta e evitar comprar por impulso. Percorra toda a feira, analisando se os preços e a qualidade são realmente vantajosos, compare os preços e, antes de comprar, faça uma análise minuciosa no produto. Verifique, por exemplo, se a peça apresenta fios puxados, falta de botão, zíper com defeito, manchas, etc.

Informe-se sobre as datas de início e término da feira e se o fornecedor tem sede na cidade onde ela está sendo realizada. Estas precauções não devem ser menosprezadas, pois caso o consumidor só perceba um eventual defeito após o término da exposição, ficará difícil acessar o comerciante para exigir seus direitos. Exija sempre a nota fiscal de compra. É somente com ela que o consumidor terá direito a exigir a substituição do produto por outro da mesma espécie; a devolução da quantia paga (atualizada monetariamente) ou o abatimento proporcional do preço.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, nas compras efetuadas nestas feiras (fora do estabelecimento comercial), o consumidor poderá desistir da aquisição no prazo de sete dias. O cancelamento deve ser solicitado por escrito, com cópia protocolada e, os valores pagos, assim como cheques pré datados, devem ser devolvidos.

Dúvidas ou reclamações referentes podem ser sanadas nos postos de atendimento pessoal da Fundação Procon-SP dentro do Poupatempo Sé, Poupatempo Santo Amaro e Poupatempo Itaquera. Reclamações por fax devem ser encaminhadas ao telefone (11) 3824-0717. Para saber se a loja, fornecedor ou fabricante possui reclamação no Procon-SP, consulte o cadastro pelo telefone (11) 3824-0446 ou no site www.procon.sp.gov.br. O telefone 1512 funciona somente para o esclarecimento de dúvidas.