Consumidor: Procon-SP notifica Samcil por enviar correspondência inverídica aos associados do Centro

A Fundação Procon esclareceu que em nenhum momento tratou a questão com a empresa

seg, 06/01/2003 - 16h39 | Do Portal do Governo

O Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça do Governo do Estado de São Paulo, notificou a operadora Pró-Saúde Assistência Médica S/C LTDA (Samcil) por enviar correspondência aos associados do Centro Trasmontano de São Paulo informando prorrogação do prazo para adesão destes à Samcil, citando tratar-se de uma solicitação deste órgão.

A Fundação Procon esclareceu que repudia tal informação, pois em nenhum momento tratou a questão com a Samcil.

Retrospectiva

Com a finalização do contrato entre Centro Trasmontano e Samcil, o Procon-SP procurou assegurar aos associados a informação adequada, precisa e ostensiva sobre a rede credenciada de profissionais e serviços que poderia utilizar (art. 31 CDC). Desta forma, em 16/12/2002, o Centro Trasmontano firmou Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta nesta Fundação, comprometendo-se a enviar a relação de credenciados aos seus associados até 15 de janeiro de 2003 (informação divulgada para a imprensa em 27/12/2002 por meio de release).

Considerando que a informação inverídica da Samcil pode levar o consumidor a erro, a empresa foi notificada para que proceda a retratação pública, bem como o envio de nova correspondência a toda a carteira de usuários da Trasmontano, esclarecendo que esta Fundação Procon não teve qualquer contato com a operadora Samcil neste sentido.

Tal situação demonstra a prática predatória da comercialização neste segmento da Saúde Suplementar, fato que a Fundação Procon tem publicamente repudiado e denunciado. Tais práticas demonstram desrespeito para com os consumidores, que ficam absolutamente confusos, ainda mais quando informações envolvendo este Órgão de Defesa do Consumidor são passadas sem que haja veracidade e anuência.

Mais esclarecimentos ou reclamações, o Procon-SP atende pelo telefone 1512 ou nos seus postos de atendimento pessoal dentro do Poupatempo Sé, Santo Amaro e Itaquera.