Consumidor: Procon-SP informa como proteger-se das ligações internacionais indesejadas via internet

Procon , em parceria com empresas de telecomunicações, lança folheto explicativo sobre o assunto

sex, 07/02/2003 - 15h58 | Do Portal do Governo

A cada dia, cresce o número de usuários da internet pelo mundo. Em casa e por meio de uma linha telefônica comum , o consumidor chega numa imensa gama de opções de informação, lazer, cultura, entre outros. Basta cadastrar-se num dos diversos “Provedores de Acesso”. Navegar pela internet pode ser uma experiência realmente interessante, mas requer cuidados.

O acesso a alguns sites, principalmente de jogos e eróticos, pode fazer com que seu computador, até mesmo sem que você perceba, seja desconectado do provedor local reconectando-o automaticamente a outro provedor no exterior.

Recentemente, o Procon-SP, órgão vinculado a Secretaria de Justiça do Governo do Estado de São Paulo, constatou o crescimento do número de registro de reclamações de consumidores contestando cobranças de ligações internacionais desconhecidas.

Por esse motivo, o Procon-SP, em parceria com as empresas Telefônica, Embratel, Intelig e Abranet, lança um folheto explicativo que orientará o consumidor sobre cuidados no acesso da internet.

De acordo com os levantamentos efetuados pelas empresas de Telefonia, 5 (cinco) localidades já foram identificadas, são elas: Portugal, Liechtenstein, Reino Unido, Nauru e Ilhas Salomão.

A partir da próxima segunda-feira, dia 10, todas as empresas e a Abranet farão a divulgação de forma conjunta . A Telefônica e a ABRANET divulgarão o conteúdo integral do folheto em seus sites. Já a Embratel e a Intelig adaptarão o material para sua página eletrônica.

A Telefônica e a Intelig enviarão nas faturas com vencimento em março de 2003 mensagem alertando os consumidores sobre os cuidados no acesso à internet.

A Embratel divulgará o conteúdo do folheto no Jornal da empresa, enviado aos consumidores com a fatura do mês de maio de 2003.Já Fundação Procon disponibilizará os folhetos explicativos em todos seus postos de atendimento e na página www.procon.sp.gov.br

<C.M.>