Consumidor: Procon-SP divulga pesquisa de novembro sobre taxas de juros bancários

nd

qua, 21/11/2001 - 10h10 | Do Portal do Governo

O levantamento mensal de taxa de juros bancários efetuado pela Fundação Procon-SP vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, nos dias 13 e 14 de novembro deste ano, constatou que para o cheque especial a taxa média foi de 8,90% ao mês (em outubro foi de 8,88%, implicando em acréscimo de 0,02 pontos percentuais) e para o empréstimo pessoal foi de 5,45% ao mês (igual à taxa apurada em outubro). A coleta é feita na cidade de São Paulo e abrange 13 instituições financeiras.

Cheque Especial

Com relação ao cheque especial verificou-se que a maior taxa mensal foi de 9,50% (HSBC e BCN) e a menor, 7,95% (Nossa Caixa). A única elevação nesta modalidade foi a promovida pela Nossa Caixa, que alterou a taxa mensal de 7,70% para 7,95% (acréscimo de 0,25 pontos percentuais, representando variação de 3,25% em relação à taxa praticada em outubro).

Empréstimo Pessoal

Já com relação ao empréstimo pessoal constatou-se que a maior taxa foi de 6,95% ao mês (Itaú) e a menor, 3,50% (BBV). Os bancos que promoveram redução nas taxas de juros do empréstimo pessoal foram Nossa Caixa e Santander. A Nossa Caixa alterou de 4,95% para 3,95% a taxa mensal (decréscimo de 1,00 ponto percentual, implicando em variação de -20,20%). Já o Santander modificou a taxa de 5,79% para 5,56% ao mês (queda de 0,23 pontos percentuais, representando variação de -3,97%). Nas demais instituições não houve alteração nas taxas de juros.

Análise

Os técnicos de Estudos e Pesquisas da Fundação Procon-SP ressaltam que, apesar da manutenção da taxa Selic (em 19%) na última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) em outubro, as taxas continuam em patamares elevados. De acordo com analistas, a alta inadimplência e a redução de oferta de crédito são fatores que também têm contribuído para a alta das taxas.

A orientação ao consumidor é de ter cautela e avaliar a real necessidade de se recorrer a essas modalidades de crédito, sempre tendo em conta suas possibilidades financeiras em contraponto a suas despesas, inclusive as de final de ano.

Os 13 bancos que fizeram parte da coleta foram: Banco Bilbao Vizcaya-BBV, Banco do Brasil, Banespa, BCN, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Mercantil de São Paulo, Nossa Caixa, Real, Santander e Unibanco.

O resultado da pesquisa está à disposição dos interessados para consulta:

– Nos postos de atendimento pessoal instalados nas unidades do poupatempo Sé, Itaquera, Santo Amaro
– Pelo telefone ( 0 XX 11) 3824-0446 e
– Via internet www.procon.sp.gov.br