Consumidor: Procon-SP alerta sobre os cuidados na hora de comprar móveis

No ano de 2001 foram quase 15 mil consultas e reclamações sobre o tema

ter, 05/03/2002 - 10h13 | Do Portal do Governo

Uma das principais reclamações dos consumidores junto à Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, é sobre a compra de móvies. No ano de 2001 foram quase 15 mil registros (entre consultas e reclamações), ocupando o primeiro lugar dentro da área de produtos e o terceiro no ranking total de atendimentos do Procon-SP.

Desta forma, visando diminuir as desvantagens do consumidor neste segmento, os técnicos deste órgão informam sobre os cuidados e direitos em caso de problemas na compra.

Antes da compra defina a peça de seu interesse, levando em conta o espaço disponível, a decoração do ambiente e, ainda, se o móvel em questão tem como ser transportado no elevador ou escada, quando residir em prédio. Não deixe de fazer pesquisa de preços e saber todas as condições de pagamento. Verifique no cadastro de fornecedores com reclamações fundamentadas do Procon-SP, telefone 3824.0446, se não existe registro contra a empresa escolhida.

Exija sempre a nota fiscal, ticket de compra ou o pedido, constando a razão social, endereço e o CGC da empresa. Nestes documentos devem estar discriminados o modelo, a cor, a data de entrega e montagem, as condições de pagamento, além do tipo de material e padronagem do produto. Recuse quando estiver impresso apenas o código da mercadoria. Faça constar na nota fiscal ou pedido tudo o que for tratado verbalmente, de forma clara e precisa, principalmente se o móvel comprado for de mostruário ou ‘no estado’. Estas orientações valem também para mercadorias adquiridas em feiras e saldões. Se o bem for adquirido em saldões, peça para que os eventuais vícios sejam discriminados na nota fiscal de compra.

É importante verificar todos os detalhes da peça e se não há presença de cupins. Fique atento à montagem, pois algumas lojas não prestam este serviço ou cobram por ele. A mercadoria deve vir acompanhada do manual de instruções em linguagem clara, precisa e em português. Verifique se há algum alerta que determina a montagem exclusivamente por técnicos especializados, em detrimento de perda da garantia.

Lembre-se de que ao utilizar o cartão de crédito não poderá haver diferenciação de valores. E, optando por cheque pré-datado, faça constar as datas de vencimento no verso do mesmo, assim como no documento de compra. Confirme se o frete e a montagem já estão embutidos no preço. Ao receber a mercadoria não deixe de analisar se tudo está de acordo com o pedido, em caso negativo recuse o recebimento da mercadoria e anote no verso do documento o motivo. O produto deve ser entregue juntamente com a nota fiscal de compra, veja se os dados constantes nela estão de acordo com o pedido inicial.

Atenção: qualquer irregularidade na compra de móveis, não suste os cheques ou deixe de pagar as parcelas, para que não haja sanções por parte da loja ou financeira. Tente um acordo amigável com o estabelecimento, não havendo solução procure o Procon. Informações adicionais podem ser obtidas nos postos de atendimento do Procon-SP nas unidades do Poupatempo.